No Brasil, a Black Friday 2021 está próxima. A data, que neste ano ocorrerá em 26 de novembro, tem origem nos Estados Unidos, mas conquistou forte adesão dos consumidores brasileiros. A popularidade cada vez maior, inclusive, tem feito com que as marcas gastem mais com campanhas publicitárias, ao ponto de transformar o período em um dos maiores picos de investimento publicitário do ano. Este ano, com o vislumbre de um fim próximo da pandemia e maior familiaridade com o e-commerce, o que o mercado publicitário pode esperar?
É isso que esta edição do Data Stories apresenta. Com dados de 2020 e insights para o que ainda vem por aí, o material traz ainda uma análise sobre os novos hábitos de consumo no ambiente digital, os setores que mais se destacaram e estratégias publicitárias para a data que já estão em curso.
O Data Stories é um projeto da Kantar IBOPE Media que publica um novo estudo a cada mês, sempre com um tema diferente e em alinhamento com o que está em alta no mercado da publicidade e da comunicação. Veja um pouco do que você encontrará na edição de outubro, intitulada ‘AD to Card: A Publicidade na Black Friday’.
Panorama da Black Friday
A partir dos dados levantados pela pesquisa da Kantar, descobriu-se que 10% de toda a mídia adquirida em 2020 estava concentrada em novembro. Ao comparar a compra de espaços publicitários entre janeiro e outubro do ano passado com os gastos em novembro, é possível ver um salto de 43%, atingindo um patamar aproximado de R$ 358 milhões. O número supera o investimento em mídia feito em dezembro, tradicionalmente considerado como o “mês das festas de fim de ano”.
A razão para o crescimento está no novo comportamento do consumidor. Com a pandemia de Covid-19, os brasileiros passaram a ter mais familiaridade com o e-commerce. Isso fez com que as empresas criassem grandes expectativas sobre o volume de vendas durante o evento.
Quando o assunto é segmento, os setores que mais elevaram a compra de mídia no mês da Black Friday foram telecomunicação (alta de 51%), turismo (41%) e comércio (16%).
Plataformas preferidas
A Black Friday ainda apresenta um fenômeno em relação às plataformas. Entre janeiro e outubro, as marcas costumam investir mais no meio digital. Em média, 59% da verba é voltada para esse canal. Já em novembro, é a televisão quem recebe a maior fatia, com 58% dos investimentos.
Isso ocorre porque a data é considerada um evento de massa. Sendo assim, as companhias optam por se comunicar em canais que têm alto grau de alcance e que podem ser explorados por diversos segmentos.
É válido destacar que estes movimentos das marcas ao longo do ano demonstram que, mais do que nunca, analisar e compreender o comportamento do mercado pode gerar insights valiosos, práticos e com aderência ao negócio.
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