DIREITO E PUBLICIDADE ONLINE – ASPECTOS ESSENCIAIS
Data
Data: EM BREVE
Horário
Horário: 9h às 17h00

DIREITO E PUBLICIDADE ONLINE – ASPECTOS ESSENCIAIS

O objetivo do curso é capacitar profissionais a compreender a cadeia de valor da publicidade online sob um enfoque jurídico, preparando para a atuação profissional (consultiva e contenciosa) junto a agências de publicidade online, publishers, anunciantes e empresas de tecnologia de mídia.

As aulas buscam, apresentar aos participantes uma visão panorâmica dos principais temas que afetam o dia-a-dia da publicidade online, em especial o uso de tecnologias de publicidade no dia-a-dia de empresas. Neste curso, os participantes irão encontrar a possibilidade de adquirir conhecimentos sobre as principais discussões da publicidade online nos últimos anos, e qual o papel do Direito no fomento e regulação desses temas, como mídia programática, viewability, transparência financeira, autorregulação, tributação dos modelos de negócio e brand safety.

A metodologia focará em aulas expositivas interativas, com discussão de casos práticos e exercícios sugeridos. Algumas aulas envolverão atividades de workshop, em que os participantes irão desenvolver pareceres sobre casos práticos e cláusulas contratuais. O curso também fornecerá às participantes sugestões de bibliografia para as aulas e para futuro aprofundamento sobre o assunto.

Professores

Foto do(a) professor(a) Pedro Ramos
Pedro Ramos

Presidente do Comitê de Assuntos Jurídicos do IAB Brasil. Mestre em direito e desenvolvimento pela FGV/SP, pós-graduado pela University of Southern California e pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais. Foi pesquisador associado do InternetLab e pesquisador visitante da Stanford Law School, onde atuou junto com a equipe de pesquisa do Center of Internet and Society da universidade, desenvolvendo trabalhos sobre a regulação da internet. Desde 2010, integra o time do Baptista Luz Advogados, sendo atualmente sócio coordenador da equipe de Transações de Tecnologia & Propriedade Intelectual, sendo responsável por atender alguns dos principais grupos de publicidade do Brasil. É também membro do Conselho da Associação Brasileira de Startups.

PÚBLICO

Advogados(as) atuando em departamentos jurídicos de anunciantes, empresas de tecnologia, publishers e agências de publicidade, ou em escritórios de advocacia que atendem esse setor. Profissionais de publicidade e marketing que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre aspectos contratuais e regulatórios que impactam suas operações.

PRÉ REQUISITOS

Graduação em Direito é recomendada, mas não é essencial.

BENEFÍCIOS
  • Kit educação – caderno, caneta e pasta personalizadas do IAB Brasil
  • Wi-Fi Free;
  • Certificado de Conclusão pelo IAB Brasi e ESPM
AO TÉRMINO DO CURSO VOCÊ VAI
  • Compreender a cadeia de valor da publicidade online e suas relações contratuais;
  • Analisar criticamente contratos de publicidade online;
  • Entender os impactos jurídicos de modelos de negócio inovadores.

Programação

Introdução ao Curso (30min)
  • Conteúdo: Introdução geral, apresentação dos temas e metodologia
Publicidade Online: introdução (1h30)
  • Introdução histórica. Cadeia de valor do conteúdo e cadeia de valor da compra de mídia. Mídia programática e preços dinâmicos.
Compra de Mídia: explicação sobre os atores (1h)
  • Análise da cadeia (agência, publisher, anunciante, DMP, ATD, DSP, SSP e Exchanges). Aspectos contratuais, questão de transparência e responsabilidades.
Conteúdo: explicação sobre os atores (1h)
  • Análise da cadeia (produtoras, influenciadores, podcast, agências de influenciadores, user generated content). Aspectos contratuais, questão de transparência e responsabilidades.
Autorregulação Publicitária (1h)
  • Introdução à autorregulamentação publicitária. Identificação de papeis regulatórios. Comunicações Normativas e agências especializadas. Novos papeis e críticas ao modelo.
Tributação da Publicidade Online (1h)
  • Estrutura financeira. Modelo de pagamento de veículos, bitributação, ISS/ICMS comunicação, consultas da PMSP sobre tecnologias de publicidade.
Contratação de Empresas de Publicidade Online: aula e workshop (2h)
  • Características contratuais básicas. Modelos de remuneração (fee vs. comissão), contratação por conta e ordem, definição de KPIs, viewability e brand safety. Workshop: apresentação de casos e redação de cláusulas contratuais