RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS PARA A PUBLICIDADE DIGITAL
Data
Data: EM BREVE
Horário
Horário: 9h às 11h
Local
Local: Ao vivo e online

RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS PARA A PUBLICIDADE DIGITAL

Em 2023 será a primeira edição do curso de Relações Governamentais para a Publicidade Digital do IAB Brasil. O objetivo desse curso é colaborar no desenvolvimento e no entendimento do ambiente político brasileiro para gestores das empresas e players ligados à publicidade digital, facilitando a compreensão dos trâmites regulatórios e políticos, auxiliando na tomada de decisão sobre possíveis novas legislações.

Professores

Foto do(a) professor(a) Cris Camargo
Cris Camargo

CEO do IAB Brasil, onde consolidou sua trajetória como gestora de negócios de impacto. Paralelamente, é professora da Miami AdSchool e conselheira de administração da ALADAS e da ABRAPHEM. Com passagens por agências de publicidade (MPM e Fbiz), já liderou também áreas de marketing em companhias como C&A e Carrefour. Bacharel em Comunicação Social, Cris é pós-graduada em Administração e Relações Governamentais pelo Insper, em Liderança de Negócios Sem Fins Lucrativos pela Universidade de Columbia e certificada como conselheira de Administração pela Dom Cabral.

Foto do(a) professor(a) Beatriz Falcão
Beatriz Falcão

Beatriz Falcão é cientista política e especialista em relações governamentais pela Fundação Getúlio Vargas de Brasília (FGV). Fez segunda graduação em filosofia pela Universidade de Brasília (UnB) e, em 2022, tirou certificação de ESG pela Universidade de São Paulo (USP). Com mais de 10 anos de experiência em relações insticiomais e governamentais, já atuou na defesa de Interesses de empresas privadas, terceiro setor e sindicatos. Atualmente é gerente de Políticas públicas do IAB Brasil, entidade global de publicidade digital.

Foto do(a) professor(a) Josiara Diniz
Josiara Diniz

Chefe da assessoria especial de assuntos parlamentares do Ministério da Igualdade Racial, uma profissional da área de Relações Governamentais e Institucionais (com experiência em advocacy) com passagens pela Câmara dos Deputados, Ministério da Cultura, Senado Federal e como Gerente de Políticas Públicas do Interactive Advertising Bureau Brasil (IAB Brasil)

Bacharela em Ciência Política e em Gestão Pública (com especializações em Gestão Pública -UFG; Políticas públicas para Igualdade – FLACSO e Orçamento Público – ILB). Mestranda em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília.

Foto do(a) professor(a) Marcel Leonardi
Marcel Leonardi

Bacharel, Mestre e Doutor em Direito pela USP e pós-Doutor pela Berkeley Law. Marcel é professor da FGVLaw desde 2005, sócio fundador da Leonardi Advogados e da Leonardi Legal Learning. Foi Diretor de Políticas Públicas no Google de 2011 a 2018, onde colaborou intensamente na elaboração do Marco Civil da Internet e da LGPD. Também atuou em questões de políticas públicas nos mais variados assuntos do setor de tecnologia e Internet. Especializado em proteção de dados pessoais e certificado pela IAPP em EU Privacy (CIPP/E) e US Privacy (CIPP/US). Autor dos livros “Responsabilidade Civil dos Provedores de Serviços de Internet”, “Tutela e Privacidade na Internet” e “Fundamentos de Direito Digital”, Marcel Foi eleito pela Análise Advocacia como advogado mais admirado do país em Direito Digital.

Objetivo

Colaborar no desenvolvimento do entendimento e no ambiente político brasileiro para gestores das empresas da indústria de publicidade digital, facilitando o entendimento dos trâmites regulatórios e políticos e auxiliando na tomada de decisão sobre possíveis novas legislações. 

Público

Gestores, diretores, coordenadores e pessoas em cargos de decisão, em geral, nas empresas que são impactadas por alterações no ambiente regulatório e político brasileiro. Profissionais de relações governamentais em início de carreira que tenham interesse em atuar no mercado de publicidade digital e, profissionais que atuam no mercado de publicidade digital que buscam conhecimento do ambiente político e trâmites legais para que possam melhor atuar no ambiente político.

Módulos

Aula 1 - Contextualização da publicidade e da mídia digital brasileira

Professor(a): Cris Camargo – CEO do IAB Brasil  

Data prevista: 16/10 (segunda feira)

Carga horária: 2 horas

Objetivo prático: ao final do encontro, é esperado que o aluno tenha noções gerais sobre a publicidade e sobre a evolução da publicidade digital, como novo modelo de mercado. Também é esperado que o aluno entenda o comportamento do consumidor e sua relação com as marcas no ambiente on e off. 

Conteúdo programático

  • Um olhar sobre o cenário da publicidade e da mídia digital nacional;
  • Apresentação do ecossistema da mídia digital;
  • Evolução do off para o on;
  • O papel das associações setoriais para o relacionamento governamental no universo da   publicidade digital;
Aula 2 - Como funciona o ambiente político e por quê acompanhá-lo? 

Professor(a): Josiara Diniz

Data prevista: 17/10 (terça- feira)

Carga Horária: 2 Horas

Objetivo prático: ao fim do encontro os participantes terão uma visão macro de como o ambiente político e regulatório no Brasil é organizado e como tais decisões poderão impactar em seus negócios. Foco nas decisões nacionais. 

Conteúdo programático:

  • Organização política brasileira 
    • Estrutura do Estado brasileiro e seus centros decisórios (Poder Executivo, Legislativo e Judiciário) 
    • Órgãos regulatórios: agências reguladoras, autarquias, conselhos, etc.
    • Exemplos: o papel de cada Poder no ambiente regulatório da publicidade digital 
  • Risco político 
    • Grupos de interesse: influência de grupos da sociedade civil, associações, empresas, imprensa, influenciadores digitais… 
    • Quais são os riscos regulatórios enfrentados pelas empresas?
    • Exemplos voltados a publicidade digital 
Aula 3 - Como são feitas as Leis no Brasil e o impacto do processo decisório para a publicidade digital

Professor(a): Beatriz Falcão – Gerente de Políticas Públicas do IAB Brasil

Data prevista: 18/10 (quarta- feira)

Carga Horária: 2 Horas

Objetivo prático: ao fim do encontro, espera-se que os participantes tenham noção geral de como funciona a máquina pública, seus trâmites e os impactos gerais para a publicidade digital.  Conteúdo programático: Papel de cada Poder no Processo decisório 

  • Poder Executivo
    • Atos normativos e seus impactos – como acompanhar 
    • Diário Oficial 
    • Sites Oficiais  
    • Órgão de interesse da publicidade digital
  • Poder Legislativo 
    • Processo Legislativo básico – como é o processo de tramitação de uma proposição legislativa 
  • Poder Judiciário 
    • Último passo: judicialização 
Aula 4 - Tomada de decisão quando e como tomar a decisão de influenciar decisões políticas e regulatórias?

Professor(a): Marcel Leonardi – Sócio fundador da Leonardi Advogados

Data prevista: 19/10 (quinta–feira)

Carga Horária: 2 Horas

Objetivo prático: ao fim do encontro, espera-se que os participantes entendam a importância da tomada de decisão do Poder Público e sejam capazes de definir a necessidade ou não de um posicionamento institucional a respeito de decisões políticas e regulatórias. 

Conteúdo programático:

  • O papel fundamental de associações para a defesa de interesses dos seus associados
  • Qual o melhor momento de influenciar no processo decisório?
  • Relgov para pequenas e grandes empresas 
    • Identificando temas de interesse dos negócios
    • Investimento 
    • Poder de influência 
  • É RELGOV ou jurídico? como diferenciar a necessidade de atuação da empresa 
  • Negociando com governos 
    • Identificando atores de interesses 
    • Adequando a comunicação para cada stakeholder
    • Construindo posicionamento
Ao vivo e online

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