Material tem como objetivo apresentar boas práticas para líderes e profissionais elaborarem os processos de recrutamento e treinamento de suas equipes com foco em diversidade e também é tema do novo episódio do IABCast
Luiza Oliveira, vice-presidente do Comitê de Diversidade e Inclusão do IAB Brasil (Foto: Divulgação)
São Paulo, 22 de novembro de 2022 – O IAB Brasil, associação sem fins lucrativos que trabalha pelo desenvolvimento e a evolução da publicidade digital no Brasil, anuncia a chegada do “Guia para uma Contratação Diversa”, com dicas para empregadores e líderes de empresas construírem times diversos, com base na inclusão propositiva. Junto com este lançamento, a associação também apresenta uma edição especial do podcast IABCast sobre o tema diversidade e inclusão.
O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro em território nacional, é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. Os negros, assim como as pessoas com deficiência (PCD), mulheres cisgênero, transsexuais e indígenas muitas vezes não encontram oportunidades no mercado corporativo.
Para Lucas Reis, presidente do Comitê de Diversidade e Inclusão (D&I) do IAB Brasil, esta situação está mudando, mas ainda existem medidas que as empresas podem tomar para garantir mais diversidade e inclusão no ambiente de trabalho. “Atualmente, agências, anunciantes, plataformas e veículos têm criado áreas dedicadas à diversidade e inclusão, além de definir metas nesse sentido. Times mais diversos tendem a oferecer contribuições mais ricas para projetos e negócios, pois refletem vivências diferentes e a troca de experiências entre colaboradores”, diz ele.
Pensando nisso, o “Guia para uma Contratação Diversa”, criado pelo Comitê de D&I do IAB Brasil sob a liderança de Luiza Oliveira, a vice-presidente deste comitê, se propõe a auxiliar na condução da formação de times cada vez mais diversos, trazendo dicas de ações que podem ser implementadas em todo o processo de recrutamento, contratação, convivência e monitoramento da equipe dentro das empresas, abrangendo assim todo o processo para incluir grupos minorizados na força de trabalho das corporações.
O material destaca a importância de reunir informações sobre a inserção desses grupos no mercado de trabalho e dentro da própria companhia antes de iniciar o recrutamento, a fim de facilitar a definição de metas de representatividade na equipe. Durante o processo, é essencial capacitar as lideranças executivas, RH e colaboradores das diferentes áreas para garantir a manutenção de uma cultura baseada na diversidade e inclusão. Além disso, é preciso oferecer suporte a todo o time, avaliar métricas relevantes capazes de gerenciar o sucesso da iniciativa e aferir os resultados positivos da diversidade nas corporações.
IABCast especial sobre diversidade e inclusão
O “Guia para uma Contratação Diversa” é complementado pelo episódio especial do IABCast, que tem como foco a importância da contratação de grupos diversos nas empresas a partir das falas e reflexões de três mulheres sobre o tema D&I.
No episódio, Luiza Oliveira, vice-presidente do Comitê de D&I do IAB Brasil, Jovanka de Genova, gerente de Educação da entidade e Valerya Borges, diretora de Diversidade, Equidade e Inclusão da VMLY&R, revelam como se deu a concepção do guia e a importância de materiais como este para identificar pontos a serem melhorados nos processos de recrutamento e quais caminhos seguir.
“Quando falamos de diversidade e inclusão, a palavra-chave sempre é intencionalidade. Para promover mais diversidade dentro das organizações, a liderança, os recrutadores e os colaboradores precisam ter comprometimento e, de fato, querer provocar mudanças no ambiente de trabalho. Por isso, programas de capacitação e mentorias são muito importantes, pois colaboram para a criação de times mais produtivos, mas com senso de pertencimento”, afirma Luíza.
Para ter acesso ao “Guia para uma Contratação Diversa”, clique aqui. E para ouvir o IABCast, clique aqui.
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