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IABCast: episódio do podcast do IAB Brasil debate metaverso e conteúdos imersivos

IABCast: episódio do podcast do IAB Brasil debate metaverso e conteúdos imersivos

Episódio “O metaverso além do hype” tem participação de Simone Kliass (presidente do Comitê X-Reality Metaverso e Games do IAB Brasil e cofundadora da XRBR), Paulo Aguiar (3c Gaming) e Marcus Bruzzo (FTD Educação)

 

São Paulo, 01 de junho de 2023 – O IAB Brasil, associação que tem como objetivo o desenvolvimento sustentável da publicidade digital no país, apresenta o novo episódio de seu podcast IABCast com o tema “O metaverso além do hype”.

O metaverso se tornou um tópico relevante para empresas de diversos setores, que têm realizado grandes investimentos na criação de conteúdos imersivos, seja por meio de jogos, áudios, realidade virtual ou aumentada. Neste contexto, o episódio #37 do IABCast discute a ascensão do metaverso e seu impacto nos hábitos comportamentais e de consumo.

Apresentado pelo jornalista Renato Pezzotti, o episódio conta com a participação de Simone Kliass, cofundadora da XRBR e presidente do Comitê de Metaverso, XR e Games do IAB Brasil; Paulo Aguiar, sócio e CCO do 3c Gaming; e Marcus Bruzzo, coordenador de Design e Experiência Digital (UX) da FTD Educação. 

No formato de mesa-redonda, os especialistas compartilham suas perspectivas sobre o metaverso, discutindo definições, modalidades, ações e experiências relacionadas a este universo, que apesar de parecer estar menos presente nas pautas do mercado ainda se encontra em pleno desenvolvimento e expansão, oferecendo inúmeras possibilidades – principalmente junto aos games e comunidades. O episódio fala também sobre  como a educação está sendo impactada pela inserção do metaverso no mundo real, e os principais desafios encontrados nesta nova realidade, passando por questões essenciais como a acessibilidade, desenvolvimento tecnológico e até mesmo estético, o metaverso sendo visto como um meio, um suporte para a vivência de conteúdos educacionais. 

“Imersão pode ser uma série de coisas, como uma realidade aumentada na qual sobrepomos elementos digitais ao mundo físico ou até mesmo um “áudio aumentado”. Nós temos uma caixa de ferramentas no conteúdo imersivo, é só saber qual utilizar e para qual público”, afirma Simone Kliass. E provoca a reflexão: “metaverso pra quem, feito por quem e pra quê”. 

O IAB Brasil, por meio de seu Comitê X-Reality, Metaverso e Games, também está preparando um guia dedicado ao metaverso e em breve haverá mais informações sobre o tema. O novo episódio do IABCast está disponível no site do IAB Brasil e em agregadores e aplicativos de streaming. Para ouvir o episódio sobre “O metaverso além do hype”, clique aqui.

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