O mercado de vídeo digital – principais características e desafios do novo perfil de consumo

O mercado de vídeo digital – principais características e desafios do novo perfil de consumo

Em vista do novo perfil de consumidores de conteúdo de vídeo, por meio de diferentes tecnologias e plataformas, em 2018 o comitê de vídeo deu lugar ao comitê de convergência de telas, que reuniu produtores de conteúdo de vídeo, agências, anunciantes e empresas de tecnologia a fim de discutir o momento atual da indústria e suas oportunidades de negócio. OTT, TVs conectadas, VOD sob a perspectiva do usuário, que hoje assiste o que quer, quando quer e onde quer, foram pauta desse novo diálogo aberto com associados para fomentar o mercado.

Resultados recentes da pesquisa Video Viewers* sustentam ainda mais essa percepção de movimentação de consumo ao mostrar que os meios preferidos para assistir vídeos vão desde Youtube, TV aberta e Netflix a WhatsApp e Facebook, sendo que 75% dos brasileiros usam o smartphone para assistir a vídeos online e que o uso de smart TVs praticamente triplicou em comparação a 2017. Além disso, a pesquisa identifica que, dependendo da motivação do usuário, diferentes canais e plataformas são escolhidos para consumir conteúdo em vídeo.

As perspectivas da oferta de conteúdo e da publicidade digital a partir disso são de disrupção, diversidade criativa e co-criação. Como? Veja o que pensam alguns dos principais players desse segmento no mercado a respeito.

*Pesquisa Video Viewers 2018, realizada em parceria do Google com o Instituto Provokers e com a Box 1824