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    1. Objetivo

O IAB Brasil estabelece sua política de bolsas (“Política”) como parte de sua diretriz de responsabilidade social em fazer com que o conhecimento possa chegar a mais pessoas. Essa Política possui o objetivo de qualificar e ampliar a diversidade no mercado de marketing digital, além de mitigar a falta de acesso de grupos minoritários a oportunidades, devido a barreiras sociais e econômicas impostas pela sociedade. Dessa forma, através desta Política, o IAB Brasil assume o compromisso de promover de forma coletiva o diálogo, a troca de conhecimento, experiências e oportunidades.


    1. Concessão das Bolsas

O IAB Brasil concederá bolsas 100% (cem por cento) gratuitas para a realização de cursos livres do IAB Brasil (“Bolsa(s)”), exclusivamente por meio de parceria firmada com 2 (duas) instituições parceiras selecionadas pelo IAB Brasil (“Instituições”). As Instituições serão as únicas responsáveis por realizar a seleção da(s) pessoa(s) com os recortes sociais e econômicos aptos ao recebimento da Bolsa.

As Bolsas não incluem a oferta de outros cursos promovidos pelo IAB Brasil, tais como as Trilhas Digitais e os Cursos InCompany, restringindo-se exclusivamente para educação através dos cursos livres, cuja duração será de até 6 (seis) horas.


    1. Instituições

As Instituições serão necessariamente instituições não governamentais e sem fins lucrativos, que possuem o objetivo de ampliar as oportunidades de inclusão no mercado de trabalho para pessoas de grupos minoritários em situação de vulnerabilidade, e que obrigatoriamente atendam aos seguintes requisitos:

(i) possuir oferta de serviços sociais direcionada ao público definido nesta Política;  e

(ii) possuir o balanço contábil aberto.

A Instituição será a única responsável por realizar o processo seletivo para seleção da(s) pessoa(s) que receberão a Bolsa, bem como por disponibilizar ao(s) candidato(s) à Bolsa as informações acerca dos cursos livres oferecidos pelo IAB Brasil, para que o(s) candidato(s) informem o interesse no respectivo curso. A Instituição garante que a(s) pessoa(s) indicada(s) ao recebimento da Bolsa integram grupo minoritário em situação de vulnerabilidade, sendo que a definição do conceito de grupo minoritário é de responsabilidade exclusiva da Instituição.

Nesse sentido, a Instituição será a única responsável por definir e coletar as informações que entender necessárias para a seleção do(as) candidato(as), bem como por conferir transparência a(os) candidato(as) em relação às finalidades para as quais seus dados pessoais serão utilizados durante o processo seletivo. Além disso, a Instituição compartilhará com o IAB Brasil apenas as informações que forem estritamente necessárias para o recebimento da Bolsa pelo(as) candidato(as) e para o envio de instruções à(s) pessoas(s) selecionada(s) para que se inscreva(m) no curso.

É recomendável que a(s) pessoas(s) selecionada(s) para o recebimento da Bolsa possua(m) conhecimento básico em marketing digitalobjetivando o melhor aproveitamento do curso. Pode ser necessário que o(as) candidato(as) selecionado(as) possuam nível intermediário ou avançado, ou algum requisito técnico específico, para algum curso livre ofertado pelo IAB Brasil, os quais serão previamente informados pelo IAB Brasil.

A Instituição deverá informar ao IAB Brasil, com pelo menos 15 (quinze) dias úteis de antecedência da data programada para o início do curso, quais a(s) pessoa(s) selecionada(s) para o recebimento da Bolsa, sob pena da impossibilidade de efetivar a inscrição da(s) pessoa(s) no curso. O IAB Brasil não se responsabiliza, perante a Instituição, candidato(a) selecionado(a) ou terceiros, caso a Instituição não informe a(s) pessoa(s) selecionada(s), ou não informe corretamente ao IAB Brasil os dados da(s) pessoa(s) selecionada(s) para o recebimento da Bolsa e efetivação da inscrição.


    1. Bolsas

A(s) pessoa(s) ganhadoras das Bolsas serão selecionadas exclusivamente pelas Instituições, após processo seletivo, de forma que o IAB Brasil não possui ingerência sobre o processo seletivo. Após a indicação pela Instituição, a(s) pessoa(s) ganhará(ão) a Bolsa, sem a necessidade de comprovação de pertencimento a um grupo minoritário em situação de vulnerabilidade pelo IAB Brasil. Caberá exclusivamente à Instituição a definição de grupo minoritário em situação de vulnerabilidade, bem como a confirmação de pertencimento do(a) candidato(a) a este grupo. O IAB Brasil não se responsabiliza pelo processo seletivo realizado pelas Instituições para o recebimento das Bolsas.

As Bolsas somente serão disponibilizadas aos candidatos(as) selecionados(as), caso haja confirmação da realização do curso, de acordo com os requisitos indicados no item 5 desta Política.

4.1. Disponibilidade de Bolsas

Cada Instituição poderá ofertar em seu processo seletivo até 5 (cinco) vagas por temática de curso livre (“Limite”), não sendo obrigatório que a Instituição preencha todas as vagas disponibilizadas por temática de curso livre.

Um(a) mesmo(a) candidato(a) não poderá ser selecionado para receber a Bolsa para participar de mais de 1 (um) curso livre dentro de um período de 3 (três) meses.

Caso as Instituições não preencham todas as vagas disponibilizadas, o IAB Brasil não será obrigado a disponibilizá-las a outras instituições similares existentes no mercado.


    1. Cursos Livres

O IAB Brasil informará às Instituições quais cursos livres serão disponibilizados em sua grade de programação, possibilitando a realização do processo seletivo pelas Instituições.

O IAB Brasil deverá confirmar às Instituições com 1 (uma) semana de antecedência da data de início de cada curso que a turma do curso foi confirmada. O IAB Brasil somente disponibilizará Bolsas para os cursos livres caso a turma do respectivo curso possua a quantidade mínima de alunos(as) pagantes necessária à viabilização do curso (“Confirmação”). Em não havendo a Confirmação, o curso não será oferecido pelo IAB Brasil.

Todos os cursos são realizados na plataforma ZOOM, sendo responsabilidade exclusiva do(a) candidato(a) selecionado o acesso à plataforma e ingresso na transmissão do curso.

5.1. Troca de Curso Não Confirmado

Caso não haja a Confirmação para oferecimento, pelo IAB Brasil, do curso livre em que o(a) candidato(a) foi selecionado(a) pela Instituição, é facultado ao(à) candidato(a) optar por realizar um curso livre de outra temática, ainda que aquele selecionado para substituição do curso sem Confirmação já tenha atingido o Limite, desde que haja Confirmação do curso substituto e o IAB Brasil confirme a efetivação da troca.


    1. Inscrições

A Bolsa será disponibilizada pelo IAB Brasil a(os) candidatos(as) selecionados(as) pelas Instituições por meio do envio de um link a(os) candidatos(as) contendo as orientações para a realização da inscrição, bem como será concedido um cupom nominal a(o) candidato(a) selecionado(a) para efetivação da inscrição sem taxa no curso livre (“Cupom”). O Cupom não poderá ser transferido pela pessoa selecionada pela Instituição à terceiro, sob hipótese alguma.

É responsabilidade do(a) candidato(a) selecionado(a) a efetivação da sua inscrição, conforme as orientações enviadas pelo IAB Brasil. O(a) candidato(a) selecionado(a) poderá realizar a inscrição até o início do Curso.


    1. Aproveitamento dos Cursos

O IAB Brasil não fará o acompanhamento sobre a utilização do curso na vida profissional ou pessoal do(a) candidato(a) selecionado(a). O IAB Brasil, em nenhuma hipótese, poderá ser responsabilizado, caso a pessoa selecionada não consiga realizar o aproveitamento do curso na sua vida profissional ou pessoal.

7.1. Pesquisa de Satisfação

O(a) candidato(a) selecionado(a) para o recebimento da Bolsa e que realizar o curso receberá, ao final do curso, um link com uma pesquisa de satisfação referente ao curso realizado (“Pesquisa de Satisfação”). Para recebimento do certificado de conclusão do curso, o(a) candidato(a) deverá responder a Pesquisa de Satisfação, além de atender ao requisito mínimo de 60% (sessenta por cento) de participação no respectivo curso.


    1. Benefícios das Instituições

O IAB Brasil poderá, a seu exclusivo critério, disponibilizar benefícios às Instituições, em razão da realização do processo seletivo para o recebimento da Bolsa. Tais benefícios podem incluir a presença da logomarca da Instituição em newsletters de divulgação desta Política, divulgação da parceria com a Instituição nas redes sociais do IAB Brasil, entre outros relacionados.

O IAB Brasil não possui qualquer obrigação na concessão de quaisquer benefícios, sendo mera liberalidade do IAB Brasil oferecer ou não os referidos benefícios.


    1. Responsabilidades

Além das limitações de responsabilidade previstas nesta Política, o IAB Brasil não se responsabiliza, em qualquer hipótese, por todos e quaisquer danos, materiais ou morais, que tenham sido ocasionados por caso fortuito e/ou força maior. O IAB Brasil, em nenhuma hipótese, indenizará qualquer candidato(a) ou as Instituições por quaisquer problemas decorrentes da oferta da Bolsa.

O acesso à internet é necessário para acessar aos cursos livres envolvidos no recebimento da Bolsa, e sua qualidade pode variar de acordo com a modalidade e tipo de conexão, do aparelho utilizado para o acesso e da disponibilidade momentânea da rede e/ou da plataforma de acesso ao curso. O IAB Brasil não se responsabiliza por interrupções ou suspensões de conexões ocasionadas por transmissões de computador que estejam incompletas ou que falhem, bem como por falha técnica de qualquer tipo, incluindo, mas não se limitando, ao mau funcionamento eletrônico da plataforma ZOOM ou de qualquer rede, “hardware” ou “software”, indisponibilidade e acesso à internet ou à plataforma ZOOM, assim como qualquer informação incorreta ou incompleta sobre a oferta de Bolsas, e qualquer falha humana, técnica ou de qualquer outro tipo que possa ocorrer, eximindo-se, por conseguinte, de qualquer responsabilidade proveniente de tais fatos e/ou atos.

O IAB Brasil não se responsabiliza por eventuais problemas que possam ocorrer entre o(a) candidato(a) e a plataforma ZOOM e/ou entre o(a) candidato(a) e a Instituição.


    1. Contato

Para dúvidas, sugestões, reclamações, críticas e elogios envolvendo esta Política, o IAB Brasil pode ser contatado pelo e-mail [email protected].


ONG parceira do projeto de bolsas: