Compartilhar

A era do contexto

A era do contexto

O interesse dos usuários ao fazer uma busca na Internet está passando por uma transformação. É cada vez mais comum que as buscas deixem de ser por palavras simples e passem a contar com termos do tipo “como fazer …? “, “onde fica o … mais próximo? “, etc. Essa mudança de comportamento faz com que os buscadores passem a interpretar as frases mais longas para oferecer diferentes resultados de acordo com o contexto e intenção de cada pesquisa.

O buscador do Google, por exemplo, é capaz de localizar essas informações dividindo a busca em três categorias: navegacionais, informativas e transacionais. As buscas navegacionais são caracterizadas pela intenção de encontrar um site específico, por exemplo, “site da adidas brasil” ou apenas “nestlé”. As buscas informativas se caracterizam pela intenção de encontrar algo específico ou tirar uma dúvida, por exemplo, “dicas de maquiagem” ou “marcas de purificador de água”. Já as buscas transacionais ocorrem quando há a intenção de realizar alguma atividade, por exemplo, “alugar carro em sp” ou “onde fica o starbucks mais próximo”.

O contexto e a intenção das pesquisas realizadas revelam-se importantes também quando analisamos os elementos visuais da busca como vídeos, imagens, avaliações, etc. Por exemplo, para buscas por “exercício de tríceps em casa”, vídeos com este treinamento sejam resultados bastante relevantes. Já para uma busca por “lojas de móveis na Mooca”, mapas listando os estabelecimentos seriam resultados ideiais.

Na era do contexto, oferecer um site mobile também tornou-se fundamental, uma vez que a busca por voz está cada vez mais sendo utilizada nestes dispositivos. Vale ressaltar que os buscadores estão investindo cada vez mais na busca móvel, priorizando resultados com base na localização dos usuários. Neste caso, trabalhar nas páginas informações como endereço, CEP, nome da rua e telefone são fatores que ajudarão na busca local.

Na prática, a importância do contexto nas buscas fica clara ao analisarmos a recente atualização que o Google promoveu em seu mecanismo de busca, apelidada de “Hummingbird” (beija-flor em inglês). A referência ao pássaro se deve justamente à agilidade e precisão conferidas pela atualização à ferramenta. Agora, o objetivo é analisar o modo como os termos de busca são escritos, palavra a palavra, para oferecer melhores respostas às perguntas dos usuários. A busca ficou mais intuitiva, ou seja, os usuários terão mais facilidade para chegar ao conteúdo desejado. Os resultados da busca exibem respostas mais eficientes para as necessidades dos usuários.

Entender essas mudanças e possibilidades é essencial para a estratégia de posicionamento de uma marca ou empresa no ambiente online. Isso porque, ao proporcionar um conteúdo que possa ser facilmente localizado em diferentes contextos você pode gerar tráfego extra para seu site utilizando diversos canais. Para isto, você pode considerar, por exemplo, ampliar a presença da sua marca criando uma lista no Google Maps, produzindo vídeos para o YouTube e otimizando as imagens do seu site para o Google Images.

Analisando o novo cenário, fica claro que a “bola da vez” é o contexto do seu conteúdo e ele deve ser profundo e rico. Sabendo disto, entramos numa era baseada em contexto em que a página de sua empresa será relacionada se ela apresentar o melhor conteúdo para cada tipo de consulta. Traçar uma nova estratégia, pensada neste novo cenário de busca, pode ser um fator de sucesso para a performance de suas campanhas de marketing digital.