Política de Privacidade
Nós, da AMI – Associação de Mídia Interativa, inscrita no CNPJ/ME sob o nº 02.861.708/0001-62 (o “IAB Brasil”, “IAB” ou “nós”), somos uma entidade sem fins lucrativos e desenvolvemos nosso website (“Plataforma”) com o principal objetivo de desenvolver o mercado de mídia interativa no Brasil (“Serviços”).
Nós estamos comprometidos em resguardar sua privacidade e proteger seus dados pessoais. Nesse sentido, o objetivo desta Política de Privacidade (“Política”) é explicar quais dados são coletados usados, compartilhados e armazenados dos usuários da nossa Plataforma (“Você”).
Ao se cadastrar em nossa Plataforma para usufruir nossos Serviços, mesmo que de forma gratuita os termos desta Política de aplicará para seus dados pessoais. Caso Você tenha dúvida, por favor entre em contato com [email protected].
Este documento foi redigido de forma simples e acessível, contando com vários exemplos de coleta e de uso dos dados, justamente para que Você possa ler e entender a forma como utilizamos os seus dados para lhe oferecer uma experiência segura e confortável durante o uso da nossa Plataforma.
A presente Política está dividida da seguinte forma para facilitar a sua compreensão:
- Glossário
- Que tipos de dados o IAB coleta?
- Como utilizamos Cookies?
- Com quem o IAB compartilha os seus dados?
- Transferência internacional de dados.
- Quais são os direitos dos titulares de dados?
- Por quanto tempo os dados serão armazenados?
- Como funciona a Segurança da Informação no IAB.
- Como falar com o IAB.
- Mudanças na Política.
- Glossário
- Tratamento de Dados: é toda operação realizada com Dados Pessoais, como as que se referem à coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, compartilhamento, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração.
- Dado Pessoal: Quaisquer informações relacionadas a uma pessoa física identificada ou identificável, incluindo Dados Pessoais sensíveis que são, qualquer dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural.
- Plataforma: Aplicativos, sites, chats de atendimento, entre outras vias utilizadas pelo IAB para viabilizar nossos serviços.
- Produtos: São os serviços prestados por nós através das Plataformas.
- LGPD: Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 (Lei Geral de Proteção de Dados, e suas respectivas alterações posteriores) que dispõe sobre o Tratamento de Dados Pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado.
- Tipos de Dados Pessoais e Finalidades
A quantidade e o tipo de informações coletadas pelo IAB variam conforme o uso que Você faz da nossa Plataforma. Nós podemos coletar Dados em alguns momentos: (i) Quando Você acessa nosso site e navega por itens disponibilizados; (ii) Quando você, de forma voluntária, se cadastra em nossa Plataforma para utilizar nossos Serviços; e (iii) Quando você entra em contato conosco através dos nossos canais de comunicação ou quando participa de pesquisas de satisfação.
Para tornar mais acessível essas definições e diferenças, elaboramos a tabela abaixo para que Você possa compreender o que se aplica especificamente à Você.
Finalidade | Dados Pessoais |
Acesso ao Website | IP, data e hora de acesso, cookies, geolocalização, tipo de navegador e servidor, preferência de idioma e definição do país. |
Análises | Cookies |
Cadastro na Plataforma para criar conta e/ou tornar-se associado | Nome completo, empresa onde trabalha, telefone e e-mail corporativo, número do celular, site e áreas de interesse (como p. ex. educação, eventos, associação, patrocínio e outros). |
Inscrição em Eventos | Nome completo, e-mail, empresa onde trabalha, cargo, telefone, cidade e estado onde mora, CPF e RG. |
Inscrição em Comitês | Nome completo, e-mail, empresa onde trabalha, telefone e RG. |
Inscrição em Cursos | Nome completo, e-mail, empresa onde trabalha, cargo e setor de onde trabalha, telefone, endereço (cidade, estado e CEP de onde mora). |
Inscrição em Webinar | Nome completo e e-mail. |
Inscrição em Programas de Certificação | Nome completo, e-mail e curso que deseja. |
Publicação de Artigos, Ebooks e Guias Infográficos na Plataforma | Nome completo, empresa onde trabalha, e-mail, cargo que ocupa, link do perfil no LinkedIn e breve descrição do autor. |
Publicação de Vídeos na Plataforma | Nome completo, empresa onde trabalha, e-mail, cargo que ocupa, link do perfil no LinkedIn, RG, CPF e breve descrição do autor. |
Baixar Conteúdo da Plataforma | Nome completo e e-mail. |
Recebimento de Newsletter | Nome e e-mail. |
Envio de comunicações de cursos e materiais | Nome e telefone |
Atendimento ao público (dúvidas, encaminhamentos, sugestões, reclamações etc) | Nome e telefone |
3. Como utilizamos Cookies?
Quando Você visita o nosso website é inserido um “cookie” no seu navegador por meio do software Google Analytics, que realiza a coleta automática de determinados dados pessoais para identificar quais suas preferências de idioma e de qual país Você está realizando o acesso, por exemplo.
“Cookies” são identificadores que transferimos para o seu navegador ou dispositivo, que nos permitem reconhecer seu navegador ou dispositivo e nos informam como e quando as páginas e recursos em nossa Plataforma são visitados e quantas pessoas as acessam. Além disso, os Cookies guardam informações sobre Você para manter sua conta iniciada quando Você visitar novamente nossa Plataforma, a fim de melhorar sua experiência como usuário. Nossos plugins de segurança também utilizam Cookies para melhorar a proteção da nossa Plataforma, visando maior segurança a Você.
Você pode desabilitar os Cookies através das configurações do seu navegador. No entanto, ao fazer isso, algumas áreas do nosso site podem não funcionar corretamente.
Ainda, esta Política de Privacidade não cobre o uso de cookies por terceiros, e não somos responsáveis por suas políticas e práticas de privacidade. Fique atento, pois os cookies colocados por terceiros podem eventualmente continuar a monitorar as suas atividades online mesmo depois de ter saído da nossa Plataforma.
4. Com quem o IAB compartilha os seus dados?
Em alguns momentos será necessário compartilhar seus dados. Nós podemos usar, acessar e compartilhar, quando necessário e sempre dentro dos limites e propósitos de negócio, respeitando a legislação aplicável.
Podemos compartilhar seus Dados em situações específicas, sendo elas:
Marketing: O IAB se utiliza de empresas de marketing para veicular anúncios por meio de diferentes tecnologias. Portanto, Você poderá eventualmente receber diretamente anúncios, conteúdos e links exibidos de forma personalizada, de acordo com seus interesses e comportamentos em nossa Plataforma ou em outros serviços com os quais Você interaja. Para tanto, dados podem ser compartilhados entre o IAB e essas outras empresas, principalmente identificadores únicos, endereços IP e cookies, que podem ser utilizados para medir a eficiência da publicidade online. Você pode sempre se opor a esta publicidade entrando em contato conosco através do e-mail [email protected].
Nossos Parceiros: Empregamos outras empresas para realizar trabalhos em nosso nome e precisamos compartilhar seus dados pessoais com eles para que possamos fornecer os serviços de nossas Plataformas à Você. Por exemplo, usamos serviços de hospedagem de dados para armazenar a nossa base de dados. Nossos Parceiros somente são autorizados a utilizar os dados pessoais para os fins específicos que eles foram contratados, portanto, eles não irão utilizar os seus dados pessoais para outras finalidades, além as da prestação de serviços previstas contratualmente.
Analytics: Os dados armazenados pela Google Analytics podem vir a ser utilizados para fins de estatísticas (analytics), para que o IAB possa compreender quem são as pessoas que visitam suas Plataformas e que são as pessoas interessadas em determinadas causas. Estes dados passam por um processo de pseudonimização e não buscam identificar ou tornar identificável os titulares dos dados pessoais, mas tão somente compreender melhor como é o acesso deles nas nossas Plataformas, a fim de melhorar nossas Plataformas e customizar produtos mais direcionados aos seus interesses.
Para resguardar e proteger direitos do IAB: podemos tratar dados para cumprir uma obrigação legal ou uma ordem judicial; fazer cumprir ou aplicar nossa Política de Cancelamento e outros acordos; ou proteger os direitos, propriedade ou segurança do IAB, nossos funcionários, nossos usuários ou outros.
5. Transferência Internacional de Dados
O IAB coleta e transfere dados pessoais coletados no Brasil para servidores localizados nos Estados Unidos. Essa transferência ocorre para Parceiros do IAB que atuam no tratamento de dados pessoais, e envolve apenas empresas que demonstraram estar em processo de conformidade ou em conformidade com as legislações de proteção de dados aplicáveis.
Em todo caso, nós adotaremos as medidas exigidas por lei para assegurar que seus Dados continuem protegidos, e que essa transferência seja realizada de acordo com um dos mecanismos de transferência previstos na LGPD.
6. Quais são os direitos dos titulares de dados?
Você tem direitos e garantias em relação aos seus Dados Pessoais. Nós disponibilizamos mecanismos, detalhados abaixo, para que você tenha clareza e transparência no exercício de seus direitos. Sempre que necessário, nossa equipe estará pronta para avaliar eventuais solicitações.
Dessa forma, abaixo resumimos todos os direitos que Você tem relativas à proteção de dados nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados (“LGPD”):
- Obter confirmação de que realizamos o Tratamento dos seus Dados Pessoais;
- Acessar os seus Dados Pessoais que são tratados por nós;
- Requerer a correção de Dados Pessoais que estejam incompletos, inexatos ou desatualizados;
- Requerer a anonimização, o bloqueio ou a eliminação de Dados Pessoais desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto na LGPD;
- Requerer a portabilidade dos seus Dados Pessoais a outro fornecedor de serviço ou produto, observados os nossos segredos comerciais e industriais;
- Requerer a eliminação de Dados Pessoais tratados com base no seu consentimento, exceto nas hipóteses de conservação de Dados Pessoais previstas na LGPD;
- Requerer informações sobre com quem compartilhamos os seus Dados Pessoais;
- Requerer informações sobre a possibilidade de não fornecer o seu consentimento e as consequências;
- Revogar o seu consentimento para o Tratamento de seus Dados Pessoais, na hipótese em que houver Tratamento realizado com base no seu consentimento;
- Manifestar oposição a Tratamento que viole o disposto na LGPD.
Antes de respondermos a qualquer solicitação para exercício dos direitos mencionados acima, podemos solicitar informações específicas suas para nos ajudar a confirmar sua identidade.
Atenderemos sua solicitação após a validação de sua identidade. Esta é uma medida de segurança para garantir que os dados pessoais não sejam divulgados a qualquer pessoa que não tenha direito de recebê-los. Podemos também contatá-lo para obter mais informações em relação à sua solicitação, a fim de acelerar nossa resposta.
Observamos que estes direitos não são absolutos e podem não ser aplicáveis em determinadas circunstâncias. Por exemplo, em certos casos, poderemos continuar a realizar o Tratamento e manter Dados independentemente de sua solicitação de eliminação, oposição, bloqueio ou anonimização, para poder cumprir com obrigações legais, contratuais e regulatórias, resguardar e exercer direitos, inclusive em processos judiciais, administrativos e arbitrais e em outras hipóteses previstas em lei.
Tentamos responder a todas as solicitações legítimas dentro de um prazo razoável e/ou dentro do que estiver estabelecido em lei. Caso sua solicitação for particularmente complexa ou se Você tiver feito várias solicitações, isso pode levar mais tempo. Neste caso, iremos comunicá-lo e mantê-lo atualizado sobre o andamento da sua solicitação.
Caso Você tenha alguma dúvida sobre essas questões e sobre como Você pode exercer esses direitos, fique à vontade para entrar em contato conosco [email protected].
7. Por quanto tempo o IAB irá reter os dados?
Nós manteremos seus dados pessoais somente pelo tempo que for necessário para cumprir com as finalidades para as quais os coletamos, ou exigido por lei de acordo com a finalidade e a natureza do Tratamento de Dados Pessoais, por exemplo: (i) alguns dados serão mantidos para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (ii) para atendimento nos canais de comunicação; (iii) Para melhorar nossas Plataformas, entre outros.
Para determinar o período de retenção adequado para os dados pessoais, consideramos a quantidade, a natureza e a sensibilidade dos dados pessoais, o risco potencial de danos decorrentes do uso não autorizado ou da divulgação de seus dados pessoais, a finalidade de tratamento dos seus dados pessoais e se podemos alcançar tais propósitos através de outros meios, e os requisitos legais aplicáveis.
Se Você se cadastrou em uma de nossas Plataformas, as informações da sua conta serão mantidas enquanto Você mantiver essa conta ativa. Sua conta e as informações relativas a esta serão excluídas se Você não fizer login por 1 (um) ano. Assim como, se Você solicitar a exclusão dos seus dados e/ou da sua conta, neste caso, o IAB manterá os dados por até 5 (cinco) anos após a sua solicitação de exclusão exclusivamente para fins de resguardar e proteger direitos da IAB.
8. Como funciona a Segurança da Informação no IAB
Sua conta é protegida com uma senha para sua privacidade e segurança. Se Você acessar sua conta por meio de um site ou serviço de terceiros, poderá ter proteções de login adicionais ou diferentes. Você deve impedir e evitar o acesso não autorizado de terceiros à sua conta e aos dados pessoais selecionando e protegendo sua senha e/ou outro mecanismo de conexão de forma adequada e limitando o acesso ao seu computador ou dispositivo e navegador, fazendo logout após ter concluído o acesso à sua conta.
Com a finalidade de garantir a sua privacidade e a proteção dos seus dados pessoais, desenvolvemos as Plataformas pautadas no conceito de privacy by design, ou seja, desenhamos produtos e serviços que promovem a proteção dos seus dados e nos quais Você pode gerenciar as suas informações diretamente ou através do contato com nosso canal. E aliado a esse conceito, possuímos o certificado de segurança do servidor web GoDaddy.com., sendo que as transações na Plataforma são protegidas com uma criptografia SSL (“Secure Sockets Layer”) para proteger seus dados pessoais.
Nós nos esforçamos para proteger a privacidade de sua conta e de outros dados pessoais que mantemos em nossos registros, mas infelizmente não podemos garantir total segurança. Entrada ou uso não autorizado de conta, falha de hardware ou software e outros fatores podem comprometer a segurança dos seus dados pessoais a qualquer momento, por isso, nos ajude a manter um ambiente seguro para todos.
Além de adotar boas práticas de segurança em relação a sua conta e aos seus dados, caso Você identifique ou tome conhecimento de algo que comprometa a segurança dos seus dados, por favor entre em contato conosco.
9. Como falar com o IAB
Se após a leitura desta Política de Privacidade Você ainda tiver dúvidas ou por qualquer razão relacionada aos seus dados pessoais Você precisar se comunicar conosco, Você pode entrar em contato com nosso time nos seguintes endereços de contato:
Endereço: Rua Fidalga, 593 – Conjunto 12 – Vila Madalena, São Paulo – CEP: 05432-070
E-mail: [email protected]
10. Mudanças na Política de Privacidade
Como estamos sempre buscando melhorar nossa Plataforma, essa Política de Privacidade pode passar por atualizações. Toda vez que a Política for materialmente alterada, nós comunicaremos as mudanças na Plataforma. A partir disso, consideramos as alterações válidas, eficazes e vinculantes. Ainda, podemos mandar um e-mail com as alterações pra Você e/ou te informar por outros canais.
Toda vez que a Política for alterada, essas alterações serão divulgadas no website da Plataforma e poderão ser enviadas por e-mail. Você deverá verificar a versão atualizada desta Política toda vez que visitar a Plataforma.
Nas hipóteses em que as alterações nesta Política impliquem em mudanças práticas de tratamento de dados pessoais que dependam do seu consentimento, será solicitado a Você consentir com os novos termos desta Política.
Por isso, mantenha seus dados de contato atualizados e verifique sempre a versão atualizada desta Política toda vez que visitar a Plataforma.