O nível de sucesso de uma estratégia de SEO depende diretamente da qualidade e quantidade de conteúdo na página web onde está sendo desenvolvido o trabalho de posicionamento. O fato de contar com um conteúdo natural relevante e focado na linha de negócio garante a chegada de tráfego de qualidade ao site, aumento na conversão e faz com que a página alcance o propósito para o qual foi criada.
Matt Cutts, chefe do Webspam no Google, refere-se várias vezes a “conteúdo de marca” como uma forma de criação de conteúdo que fornece o maior valor e maior probabilidade de sucesso para o posicionamento. Portanto, existem várias recomendações ao fazer um projeto e desenvolvimento, bem como precauções a serem levadas em conta.
1 – Branding, criação de conteúdo e Linkbuilding
O branding para uma marca significa que, além de ser reconhecida pelos potenciais clientes, ela é capaz de se destacar também pelos valores agregados que a tornam única frente à concorrência. Estes valores devem corresponder aos produtos ou serviços que ela oferece, além da estratégia de vendas apropriada. Do ponto de vista digital, isso significa que o conteúdo relacionado com a marca deve ser perfeitamente rastreável e indexável pelos motores de busca, o que indica a saturação dos resultados e uma presença maior para o usuário que realiza uma pesquisa sobre os termos do interesse da marca. Essa importância justifica-se pelo dado de que 50% dos consumidores clica no resultado de uma marca que aparece em diferentes pesquisas.
Um fator crucial para atingir esse objetivo que devemos contemplar na estratégia SEO é o trabalho de Linkbuilding. Para isso, é essencial possuir e gerar conteúdo de interesse no setor e na comunidade em torno da marca, procurando palavras-chave que irão trazer o tráfego qualificado. Além disso, quanto melhor a qualidade dos conteúdos publicados nos meios disponíveis da marca, maior o impacto e a relevância e, portanto, os links serão gerados a partir de sites externos (linkbaiting) e viralizados nas mídias sociais (outro dos fatores importantes no posicionamento do sites).
De acordo com uma pesquisa com profissionais de marketing digital, 92% deles disseram que a criação de conteúdo de qualidade é um fator crítico para uma estratégia de SEO bem sucedida, e que ele é capaz de gerar bons resultados para o posicionamento nos motores de pesquisa e para a marca.
2- Google e o conteúdo web
Os motores de busca são capazes de rastrear 100% dos textos das páginas web (HTML). Por isso, a importância de incluir estas informações nos sites. Isto também resulta na promoção não natural dos sites por meio de estratégias de duplicação de conteúdo, geração de grandes volumes de links, além de outras ações importantes para a conquista das primeiras posições.
As diversas atualizações do Google (Caffeine, Panda e Penguin) para refinar cada vez mais os resultados, analisam o conteúdo semântico de uma página e todas aquelas com as quais se relaciona por meio de links ou referências. Portanto, o fato de elaborar uma estratégia de conteúdo que abranja todo o site e também os sites relacionados é vital para obter um bom posicionamento.
3- Design vs. conteúdo
O design de um site não deve ser um obstáculo para a publicação de conteúdo de qualidade e com relevância suficiente para o usuário. O texto é a fonte de informação mais importante disponível para os motores de busca compreenderem o objetivo do site e do ambiente no qual está inserido. Portanto, no design do site devem ser considerados espaços para os textos que fornecem o valor para o usuário, oferecendo uma explicação do conteúdo exibido na página.
Existem muitos exemplos de boas práticas de SEO nos sites relacionados com e-commerce ou com catálogos que, a priori, são mais complexos para incluir conteúdo diferenciado. Um ponto a destacar são os habituais problemas que surgem sobre design e conteúdo, onde se busca sempre o menor “barulho” possível em torno dos elementos de conversão. No entanto, o conteúdo e design são perfeitamente compatíveis e muito necessários para o desenvolvimento de uma estratégia de sucesso.
4 – Desenvolvimento versus Conteúdo
Em certos casos, não há possibilidade de adaptar todo o conteúdo que é necessário devido a questões como extensão ou localização do mesmo. Para estas situações, podemos utilizar métodos alternativos que ajudem a apresentar o conteúdo de uma forma mais visual e com usabilidade para o usuário, mas que sejam igualmente rastreáveis pelos robôs.