São Paulo, 13 de junho de 2017 – O IAB Brasil – Interactive Advertising Bureau, entidade que atua para estimular a evolução da publicidade digital no País, reuniu na semana passada, durante o Digital Day, em Brasília, cerca de 200 pessoas, entre anunciantes, agências de publicidade, veículos de comunicação e plataforma de tecnologia, para uma série de palestras e painéis para discutir sobre os principais temas do mercado de publicidade digital.
Entre os assuntos, o Combate à Fraude foi abordado por meio da análise dos potencias riscos que o ambiente digital traz, e como as empresas podem se preparar para lidar adequadamente com elas. Três recomendações, extraídas do Guia de Combate à Fraude, desenvolvido pelo Comitê do IAB, foram citadas: pedir transparência de todas as empresas envolvidas; seguir o caminho do dinheiro investido, se possível, determinando a responsabilidade de cada um no processo como um todo; e, por último, exigir métricas variadas e desconfiar de números que sejam difíceis de justificar. O guia pode ser baixado neste link https://goo.gl/KO5up8.
Ao falar sobre transparência e brand safety, discutiram-se os fatores que permitem conhecer a jornada de compra (awareness, familiaridade com a marca, formas de compra e fidelização), e como os dados ajudam a conhecer este consumidor, sempre destacando a transparência no uso que se faz destes dados, por meio de componentes como brand safety, qualidade de inventário, qualidade de conteúdo e capacidade de autenticação do tráfego gerado.
Três, das inúmeras variáveis que impactam a melhoria da performance das campanhas digitais e a fidelização dos clientes, foram discutidas no evento: dificuldade de provar o retorno sobre o investimento (ROI) das iniciativa data driven; falta de experiência interna das organizações; e os silos de informações e/ou inexistência de protocolos para compartilhamento de dados dentro das empresas.
A importância do conteúdo também ganhou destaque por sua função de atrair e fidelizar o consumidor. Nesse sentido, o papel do influenciador digital torna-se cada vez mais importante, permitindo à marca se tornar viabilizadora de conteúdo e melhorar a experiência das pessoas com a mesma. Mas, para que os anunciantes possam tirar o máximo dessas parcerias, é necessário considerar questões como a capacidade de reverberação de uma mensagem por parte do influenciador digital em cada categoria de rede social, de migração de audiência desse influenciador para a plataforma da marca, e se o custo do influenciador corresponde ao seu poder de influência.
O IAB continuará a trazer temas como estes para o mercado de Brasília discutir, por meio das reuniões periódicas dos comitês e de iniciativas educacionais que serão implementadas no segundo semestre de 2017.
Conheça o IAB Brasil: Com mais de 250 associados, o IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) reúne as principais empresas do mercado digital entre veículos, agências, anunciantes e empresas de tecnologia. Entidade sem fins lucrativos, tem como missão contribuir para o desenvolvimento da publicidade digital no Brasil incentivando à criação de boas práticas em planejamento, criação, compra, venda, veiculação e mensuração de ações publicitárias digitais.
Informações para imprensa:
GPCOM Comunicação Corporativa
Caio Ramos –[email protected]
Nando Rodrigues – [email protected]
Giovanna Picillo
Fone (11) 3129-5158 www.gpcom.com.br