Atualmente, não dá mais para enxergar o varejo apenas como um negócio de compra e venda de produtos. Existem diversas oportunidades dentro desse modelo de negócio e uma delas tem atraído os holofotes do mercado: o Retail Media, ou mídia de varejo.
Apesar do nome ser relativamente novo para nós, brasileiros, a venda de mídia e a negociação de publicidade no varejo já são conceitos antigos e muito bem estabelecidos no mercado. O posicionamento estratégico de anúncios patrocinados e a negociação por espaços privilegiados dentro de uma loja, física ou digital, por exemplo, são práticas bastante comuns e exercidas por marcas e varejistas.
O Retail Media utiliza análises do histórico de compras como base para a geração de insights sobre os hábitos de consumo e o perfil dos clientes. A partir desses dados, as marcas podem criar e aperfeiçoar suas campanhas publicitárias, endereçando-as, com precisão e estratégias mais refinadas ao seu público-alvo.
Ao permitir a criação de ofertas personalizadas para o momento, local e desejo de compra, de acordo com o comportamento de consumo, o Retail Media vem se tornando uma grande estratégia tanto para os varejistas quanto para as indústrias CPG. Isso porque:
- Os varejistas passam a ter uma nova fonte de receita ao monetizar seus ativos de audiência e publicidade;
- De acordo com pesquisas do Boston Consulting Group (BCG), o canal proporciona 70-90% de lucro para os varejistas;
- As indústrias passam a ter acesso a dados mais precisos sobre o comportamento de compras dos consumidores, o que, consequentemente, permite a execução de ações mais estratégicas;
- Ao utilizar o Retail Media, as CPGs podem ter um ROI (Retorno sobre Investimento) de ads de 3 a 6 vezes maior.
Os benefícios da mídia de varejo, entretanto, não param por aí. Selecionamos 5 das inúmeras vantagens que a estratégia tem trazido para indústrias e varejistas.. Confira!
1. Explorar oportunidades de crescimento
Em 2021, o mercado de publicidade de Retail Media atingiu US$31,5 bilhões somente nos Estados Unidos. A previsão é que haja um aumento de 53% em apenas 2 anos. Os dados são do eMarketer.
De acordo com um outro estudo, este realizado pelo Boston Consulting Group (BCG) e o Google, a previsão é que, somente em 2026, o Retail Media movimente US$100 bilhões ao redor do mundo. Até lá, estima-se que tal mercado cresça 25% ao ano e chegue a representar até um quarto dos gastos totais das empresas com publicidade.
E não para por aí. Segundo uma publicação feita por Mert Damlapinar, diretor CPG e Business Consulting da EPAM Systems, até 2026, o valor gerado pelas estratégias de Retail Media, somente nos Estados Unidos, podem chegar a US$1,3 trilhão.
2. Conhecer os hábitos de consumo dos consumidores de forma mais refinada
Realizar campanhas mais estratégicas, com base no histórico de consumo, é uma grande oportunidade para a indústria e o varejo conhecerem seu público de forma mais aprofundada e precisa.
3. Segmentar seu público e impactar os consumidores de forma certeira e eficiente
É fato que o público-alvo de um negócio pode ser bastante abrangente. Contudo, investir apenas em ações generalizadas, geralmente não traz tantos benefícios para o negócio.
Frente a um mercado cada vez mais competitivo, analisar o comportamento do público levando em consideração seu histórico de compras, que é exatamente o que o Retail Media oferece, tem ajudado as marcas a criarem e entregarem experiências personalizadas aos consumidores, aumentando seu poder de alcance e conversão.
4. Mensurar com mais precisão o impacto das ações de marketing nas vendas
Medir o desempenho das ações realizadas é uma prática importante para o planejamento dos próximos passos da marca e varejista. Apurar dados como volume de vendas, receita, Retorno sobre o Investimento em Anúncios (ROAS), público impactado e comportamento do consumidor, por exemplo, podem mostrar se suas estratégias estão contribuindo para os resultados da empresa.
5. Monetizar ativos de audiência e publicidade
Segundo uma pesquisa da McKinsey & Company, 80% dos investimentos destinados ao Retail Media são incrementais, assim, o aumento da receita publicitária, sem dúvida, tornou-se um importante fator da estratégia do varejista – podendo trazer de 70% a 90% de lucro para o varejo.
Contudo, todos os lados da história saem ganhando. Com acesso a dados valiosos sobre os hábitos dos shoppers, as marcas conseguem realizar ofertas personalizadas e precisas o que, consequentemente, também trará uma lucratividade alta para elas. O potencial de Retorno sobre o Investimento em Anúncios (ROAS) é alto.
É inegável que o Retail Media é uma estratégia extremamente promissora tanto para as marcas quanto para os varejistas. Enquanto o varejo ganha monetizando seus dados, as indústrias se beneficiam com altos retornos sobre seus investimentos.
Autor(a): Gabriel Monteiro, CEO da Newtail.