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A ascensão do Brand Lift nas campanhas de TV Conectada

A ascensão do Brand Lift nas campanhas de TV Conectada

Logo após o início da pandemia de COVID-19, vimos uma grande e rápida mudança na comunicação e na forma de se consumir não só produtos, mas também conteúdos. Assim, se antes os hábitos do público eram centrados na TV linear, hoje vemos o on demand ganhar cada vez mais espaço. Agora, as pessoas escolhem o que, quando e onde assistir – controlando, dessa forma, a própria experiência nas telas. 

Por conta dessa transformação no comportamento do consumidor, o ambiente da TV Conectada veio se consolidando no Brasil. Dados do estudo “O Potencial da TV Conectada no Brasil: Expansão do Consumo e Oportunidades para as Marcas” – realizado pela Smartclip em colaboração com a Nielsen – mostram que sua penetração chegou a 89% dos lares brasileiros em 2021. Além disso, estima-se que o investimento em publicidade para este mercado chegue a 10 bilhões de dólares ainda neste ano, segundo a eMarketer.  E não é para menos, visto que essa é uma das plataformas que mais entrega resultados qualificados para as campanhas de vídeo, com médias de VTR (View Through Rate) acima de 90% em anúncios realizados pela própria Smartclip.

Assim, vemos as TVs Conectadas ganhando mais visibilidade e se tornando fundamentais na estratégia das marcas. E, está na hora de dar um passo à frente e entregar novas métricas com foco na eficiência da comunicação nessa plataforma e oferecer dados relevantes para os clientes. 

Os estudos de brand lift são um exemplo de próximo passo, visto que têm um papel essencial na gestão da efetividade das campanhas, bem como no desempenho delas. Além de trazerem insights interessantes e em tempo real sobre ressonância, são uma ferramenta poderosa para medir se a entrega está sendo eficaz e se está atingindo os objetivos propostos no plano de mídia.

Nesses estudos, é possível mensurar os resultados de uma campanha, indo muito além do VTR (View Through Rate). É possível verificar se os anúncios veiculados nas TVs Conectadas estão gerando lembrança, awareness, associação de mensagem, consideração,  favorabilidade e até intenção de compra e preferência.

Tendo como foco os KPIs que os anunciantes querem atingir, o estudo de brand lift mostra na prática como os objetivos de cada cliente podem ser atingidos. Trazendo dados e insights de qualidade que podem ajudá-los em futuras estratégias de comunicação através de formatos inovadores, gerando valor para as marcas e seus consumidores. Sendo assim, uma ótima ferramenta e que pode te ajudar nas suas próximas campanhas em vídeo.

Autora: Lilian de Souza Prado, Managing Director da smartclip no Brasil.