Provavelmente, a maioria das pessoas já se deparou com um anúncio sobre um produto em um site, blog ou até aplicativo de celular minutos após pesquisar sobre o mesmo item em uma loja on-line. É claro que não se trata de coincidência, mas de um trabalho de Operação de Anúncios, ou AdOps.
Embora o tema pareça ser complexo, o AdOps consiste em conectar websites com espaços publicitários à venda a anunciantes interessados em comprá-los. A venda, no entanto, não é mais feita pessoalmente, como no passado, mas sim de forma programática, ou seja: com quase nenhuma intervenção humana.
No lugar disso, tem-se uma equipe de AdOps, responsável pela configuração e monitoramento desses processos automatizados para garantir maior controle das campanhas, maximização de receitas e maior assertividade nos anúncios. O objetivo é entregar a mensagem certa, na hora certa, para a pessoa certa.
Novo padrão de segmentação
Se no passado a venda de espaços de anúncios on-line era feita como na mídia impressa — com uma negociação pessoal entre anunciante e vendedor, levando em conta uma segmentação de público bem limitada — hoje, com os AdOps, é possível ter acesso a uma enorme variedade de inventários de anúncios e, ainda, com a possibilidade de direcionar os anúncios para usuários com padrões de comportamento, gostos e preferências muito precisos, graças à Inteligência Artificial.
Com AdOps, por meio de mercados de publicidade digital, é possível que os anunciantes direcionem seus anúncios para aqueles usuários que mais se parecem com seus clientes atuais, levando em conta dados muito apurados e atualizados, como suas necessidades e interesses reais, aumentando consideravelmente as chances de conversão.
Se por um lado toda essa tecnologia beneficia os usuários, que se sentem mais representados dentro da publicidade digital, por outro a nova abordagem potencializou substancialmente os rendimentos através de anúncios on-line e de monetização de sites, criando, inclusive, um mercado exclusivo para essa área, que envolve agências de publicidade, setores de Tecnologia da Informação (TI), fornecedores de tecnologias de anúncios e vários outros.
O impacto do AdOps na indústria publicitária
O mercado tem conferido, ano a ano, o impacto da mídia digital com o aumento de investimento, em especial na América Latina. De acordo com Digital AdSpend 2021, do IAB Brasil, as marcas investiram mais de R$30 bilhões em publicidade digital – sendo R$4,8 bilhões dos gastos direcionados para sites e aplicativos.
Os números deixam claro, portanto, que a operação de anúncios contribui para impulsionar a venda e a implementação da publicidade on-line, de forma segura e dentro dos padrões. Ambas as políticas visam uma exposição de anúncios não abusiva, lucrativa e que não interfira na experiência do usuário.
Outro ponto relevante a ser mencionado é a facilidade que o AdOps traz de monitorar a visibilidade dos anúncios em um site, além de dar mais opções e recursos técnicos para adaptar formatos, posicionamentos, canais de anúncio e codificações.
O trabalho de AdOps na prática
O trabalho do time de AdOps envolve garantir a funcionalidade técnica da publicidade on-line e cuidar da operacionalização dos anúncios. Isso inclui diversas funções, como adequação do formato de anúncio à mídia, exposição e reserva de ad units, correção de erros como “ad stack” (um tipo de falha de código que faz um anúncio ficar empilhado sobre o outro), além da elaboração de relatórios detalhados que avaliam o período de operações.
A operação de anúncios de forma profissional é essencial para a rentabilidade e segurança dos sites. Afinal, otimizações adequadas de anúncio não só aumentam o lucro com a venda de inventários por preços mais altos, como também evitam que o site sofra com restrições, como limitação de entrega de anúncios e clawback — que resulta em retenção de receita, ou até mesmo o banimento do site em buscadores.
Autor(a): Jéssica Antunes, Content Coordinator Latinoamérica da MonetizeMore