Tradição no mundo inteiro, a Black Friday já é um motivo pelo qual diversas pessoas esperam a data para realizar compras que planejam fazer durante o ano inteiro, pois são conduzidas por descontos que, muitas das vezes, são irrecusáveis.
Para levar essas ofertas às pessoas, os anúncios que antes dominavam as TVs e rádios, agora dominam a internet e as redes sociais, fazem a sua parte, abraçando uma importante parcela desses consumidores.
É nesse cenário que surgem as marcas, que aproveitam esse espaço cada vez mais consolidado para promover suas campanhas e conquistar o consumidor, com o desafio de, principalmente, se posicionar diante de concorrentes e chamar a atenção do público-alvo com ações cada vez mais estratégicas.
Black Friday 2024 nas redes sociais: o que dizem os internautas consumidores
Para se ter uma ideia do que é a Black Friday nesse universo das redes sociais, uma análise feita pela Polis Consulting utilizando a plataforma de monitoramento Brandwatch, durante o período de janeiro a novembro de 2024, identificou um crescimento de 43% no volume total de menções sobre o termo Black Friday deste ano comparado ao mesmo período de 2023.
Quando o assunto é o que os consumidores mais desejam adquirir em suas manifestações nas redes sociais, itens de moda e vestuário são os produtos mais mencionados por eles quando atrelado ao termo Black Friday, com 18% das menções. Em 2023, os livros (25%) apareceram como artigos de interesse mais mencionados, seguido de Moda/Vestuário (10%), segundo a análise.
Qual a receita para boas campanhas de Black Friday nas redes sociais?
Na verdade, não existe receita! Mas existem algumas boas práticas que não podem ser esquecidas pelas marcas quando vão agir nas redes sociais nesta época do ano. Entender quem é o seu público e o que estão buscando; as ações do concorrente, isto é, o famoso benchmarking; e entender as tendências, tudo isso por meio do monitoramento ou social listening, é fundamental.
Além disso, é interessante realizar uma análise das conversas que ocorreram nas edições anteriores da Black Friday, assim é possível prever cenários e as ações de marketing que podem funcionar no ano vigente.
Como usar social listening para entender as expectativas?
A expectativa pela data mais consumista do mundo leva milhões de pessoas a comentarem sobre promoções, descontos e preços dos produtos das mais variadas marcas, além de que os usuários das redes sociais aproveitam o momento para dar feedbacks sobre a experiência de compra durante a data.
O primeiro passo é sempre entender quem é o seu público, não apenas para mapear os clientes que você já possui há anos, mas também criar estratégias que abram os olhos de outros consumidores para a sua marca. Por isso é tão importante coletar insights demográficos e geracionais.
Neste ano, 53% das conversas foram feitas por pessoas do gênero masculino e 47% do feminino. E em uma visão geral, boa parte dos homens falaram sobre itens de tecnologia e vestuário, enquanto as mulheres focaram em cosméticos e produtos fitness. Alô, marcas da indústria de tecnologia, beleza e saúde. Considerem esse insight no planejamento estratégico.
Ao se aprofundar nas análises, é possível entender qual geração estava com a maior expectativa para fazer compras na Black Friday. A análise identificou que 61% das menções sobre a data foram realizadas pela Geração X, enquanto isso a Geração Z e os Millennials ficaram para trás nesta corrida, com 36% e 3% respectivamente.
Vale ressaltar que cada geração tem visões e interesses diferentes, principalmente quando o assunto são compras. O foco dos que se consideram Geração X estava na compra de televisores e itens domésticos. Os Millennials também estavam interessados em televisores, mas podemos relacionar esse interesse com a vontade de comprar jogos, por exemplo. E, por fim, os itens relacionados a games e livros foram o foco para a famosa Geração Z.
Mas será que a Black Friday 2024 agradou o público como esperado? Pode apostar que sim, pois de acordo com a análise da Polis Consulting, 51% das publicações tiveram um teor positivo em relação à data, principalmente sobre sorteios de livros e campanhas de marcas.
No caso das menções neutras, aquelas que não possuem nem elogios e nem críticas, totalizaram 42%. Entretanto as críticas sobre a falta de bons descontos na Black Friday também percorreram as redes sociais, ocupando cerca de 7% das menções, o que é comum acontecer.
Autor(a): Beatriz Françoia, Analista de Marketing e Insights do Grupo Polis Consulting