O mundo dos games tem conquistado cada vez mais um espaço crucial na economia e consumo de mídia. Apesar do cenário de crise devido à pandemia do COVID-19, o mercado de jogos on-line teve um faturamento de US$126,6 bilhões – o que corresponde a uma receita de 12% a mais em relação a 2019, segundo levantamento da SuperData.
Especificamente no Brasil, podemos observar um panorama que vai de encontro ao global: segundo a pesquisa Publicidade em Games no Mercado Brasileiro, realizada pelo IAB Brasil em parceria com a Toluna entre os meses de março e abril de 2021, 66,63% dos entrevistados jogam games eletrônicos no console ou mobile. E mesmo dentre os que não têm o hábito em suas rotinas, ao menos 80% dos indivíduos reconhecem o termo eSports.
É inegável o crescimento da aderência aos games, especialmente os on-line. De acordo com os entrevistados, há uma percepção de que o consumo de jogos eletrônicos cresceu ainda mais durante a pandemia, impulsionado principalmente pelo isolamento social – 53,65% relatam que o tempo gasto jogando aumentou muito, enquanto 36,2% acreditam que aumentou razoavelmente. Ainda com relação às respostas obtidas, observa-se que eSports e jogos eletrônicos, de fato, fazem parte da rotina dos brasileiros: 49,38% dos respondentes têm o hábito de jogar de uma a três vezes na semana – e mais de 40% passam de uma a três horas diárias imersos neste tipo de entretenimento.
Não à toa, cada vez mais existe um investimento das marcas para estarem presentes neste universo. A partir dos dados coletados, podemos observar uma aceitação da publicidade no meio: cerca de 66% dos entrevistados não se incomodam ou se incomodam parcialmente, ao passo que 37,74% não gostam da presença de propagandas em jogos on-line. Quando falamos sobre aqueles que trazem a visualização de uma propaganda como meio de bonificação dentro da plataforma, os números ficam ainda mais positivos: 53,8% do público acredita que essa é a melhor forma de divulgar produtos e serviços no meio.
É evidenciado que os esforços do mercado publicitário não estão sendo em vão, visto que quase 60% dos respondentes declararam se lembrar dos anúncios em games on-line. Dentre as marcas mais citadas estão: Nike, Coca-Cola, Kwai e Razer. Diante de tais informações levantadas pelo estudo, é possível vislumbrar um panorama atrativo e receptivo à publicidade digital no mundo dos jogos e que tende a continuar em crescimento.
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Autor: IAB Brasil.