COMO A PREVISÃO DO TEMPO PODE GERAR OPORTUNIDADES DE PUBLICIDADE

COMO A PREVISÃO DO TEMPO PODE GERAR OPORTUNIDADES DE PUBLICIDADE

Não é novidade que a previsão do tempo faz parte do cotidiano de grande parte dos brasileiros, seja para quem planeja ir a uma festa, evento, ou simplesmente para saber se deve ou não levar o guarda-chuva em um dia normal de trabalho. No entanto, mais do que isso, o trabalho dos meteorologistas também é útil para diversas segmentações do mercado, como o de energia, o de saúde e o da publicidade, por exemplo.

Na meteorologia, a publicidade é uma grande aliada em diversos aspectos, como no desenvolvimento de gatilhos de consumo ligados ao clima local e de um produto com base no histórico de vendas e dados climáticos registrados, por exemplo. A empresa de meteorologia também pode trabalhar na produção de conteúdo patrocinado (branded content) sob demanda para anunciantes, além de desenvolver eventos setorizados, baseados em soluções climáticas para seu mercado alvo.

No ramo da agricultura, por exemplo, é possível utilizar dados meteorológicos para desenvolver produtos que ajudem na manutenção agrícola. Isso é interessante tanto para o agricultor quanto para marcas que têm interesse em atrelar seus produtos a esse tipo de serviço.

Outro ponto interessante é o conhecimento do comportamento do consumidor baseado nas mudanças climáticas. Nesses casos, as notificações em push em sites e em aplicativos são excelentes ferramentas de divulgação e promoção de produtos, uma vez que pode ser utilizado sistema de geolocalização para enviar informações de tempo e clima que sejam pertinentes ao usuário. Baseado nesse comportamento, é possível ter alguns insights, como quando a umidade relativa do ar está baixa e o cliente está próximo a uma farmácia. Nesse caso, o anunciante pode entrar em ação e recomendar o uso de descongestionante nasal ou de colírios. Quando está frio, também ofertar um chocolate quente em um ponto próximo ao consumidor.

Além disso, os aplicativos de mobilidade urbana também podem ser bons parceiros e se beneficiarem da utilização de dados climáticos, fornecidos pela empresa de meteorologia, para acionar campanhas em dias de chuva, os quais aumentam a procura por esse tipo de serviço.

Em resumo, são inúmeras as possibilidades de aliar dados climáticos a campanhas publicitárias. Com todos esses exemplos de ações, os anunciantes têm a segurança de impactar usuários cada vez mais propensos a consumir os seus produtos.

Autor: Rafael Bruno – Head of digital, Climatempo