Muitos já perceberam que estamos vivendo a era de ouro de conteúdo: empresas investindo em branding de som, podcasts ativados por voz, a tendência do afastamento das telas… Tudo isso faz parte de uma nova era de ouro do áudio. Nessa realidade, saber encontrar oportunidades únicas dentro do contexto em que as pessoas estão fazendo streaming de áudio é crucial para as marcas atingirem seu público no momento certo. Mas como reconhecer este momento?
Os usuários do Spotify fazem streaming para intensificar e marcar cada momento, utilizando o áudio como trilha sonora para seus dias. De acordo com o relatório global de tendências Culture Next1 , publicado no ano passado, 76% dos entrevistados disseram que escolhem as músicas ou podcasts de acordo com o humor do dia. Já 73% afirmam usar o áudio de maneiras diferentes dependendo do contexto.
As pesquisas internas da plataforma também mostram que os usuários estão abertos a receber anúncios em serviços de música/streaming, como publicidade em troca de conteúdo, se o tom for adequado à atividade deles no momento. A seguir, abrimos dois momentos de grande relevância com insights para as marcas se conectarem com o usuário de uma forma efetiva:
Cozinhando Descobrimos em nossas pesquisas que a probabilidade dos usuários estarem usando um computador no momento de cozinhar é 70% maior do que do usuário comum2. Isso os torna mais abertos a vídeos e áudios, sendo o anúncio de áudio preferido por 43%, quase ao lado do anúncio de vídeo, favorito entre 41% dos usuários enquanto cozinham3.
E aqui deve-se prestar muita atenção ao contexto: na cozinha, geralmente estamos com as mãos ocupadas. Logo, para se conectar ao público, as marcas devem oferecer informações que possam ser usadas na mesma hora (como a dica de um tempero) ou que sejam de fácil memorização e que poderão ser pesquisadas após a refeição. Evite um call to action que convide o ouvinte a pressionar a tela, por exemplo.
Em Família A música tem o poder de criar diversas conexões emocionais, e 74% dos usuários do Spotify adoram fazer streaming de canções com a família justamente para gerar boas memórias4. A inovação tecnológica conta muito nesses momentos, já que vemos um alto nível de engajamento dos usuários que fazem streaming canções infantis por meio de smart speakers.
O contexto é importante porque os ouvintes são mais receptivos às mensagens quando elas combinam com o humor ou o estado de espírito deles. Um último lembrete para as marcas: de acordo com os usuários do Spotify, 75% afirmam se lembrar mais dos anúncios quando estes levam em conta o momento ou o ambiente5. Quer aproveitar ainda mais esse entendimento de contexto, e se conectar com seu público com mais impacto? Fale com o Spotify.
Fontes: 1 Culture Next Report, pesquisa sobre tendências do Spotify, A15-37, 2019, Brasil 2 Dados de first-party do Spotify, usuários gratuitos, julho de 2019, global 3 Crowd DNA, Seize The Moments Whitepaper, usuários do Spotify A18-44, Alemanha, Austrália, Brasil, EUA, México e Reino Unido, junho de 2019 4 Dados de first-party do Spotify Free, global, outubro a novembro de 2019). O momento família e para crianças apontou um aumento e 39% ano a ano (Pesquisa sobre principais momentos, Usuários do Spotify de 15 a 40 anos, Brasil, outubro de 2019 *responderam as duas caixas de cima em uma escala de “Discordo totalmente” a “Concordo totalmente” 5 Pesquisa sobre principais momentos, Usuários do Spotify de 15 a 40 anos de idade, Estados Unidos da América, Reino Unido, Alemanha, Itália, Espanha, México, Brasil , Austrália, outubro de 2019 *responderam as duas caixas de cima em uma escala de “Discordo totalmente” a “Concordo totalmente”.