A Inteligência Artificial (IA) e o Aprendizado de Máquinas, conhecido como Machine Learning (ML), têm se tornado cada vez mais presentes em nossas vidas, com o ChatGPT ganhando destaque graças ao seu enorme potencial. No entanto, quando se trata de aplicar o Machine Learning em empresas, existem oportunidades muito além do ChatGPT, com aplicações mais diretas e lucrativas. O potencial dessa tecnologia vai muito além dos chatbots e pode ser um verdadeiro impulsionador para aumentar a rentabilidade das empresas.
As chamadas “big techs”, como o Google e a Amazon, têm se destacado no uso dessas tecnologias para otimizar seus produtos e serviços, o que as colocou no topo dos rankings de valor de mercado. O Google, por exemplo, é talvez o maior case de sucesso no uso da tecnologia, devido ao uso que faz em seu mecanismo de busca, com a IA aprimorando os resultados de pesquisa e oferecendo uma experiência personalizada aos usuários. Já a Amazon, utiliza a tecnologia para oferecer recomendações de produtos relevantes com base no comportamento de compra dos usuários, só para citar um de seus usos – vale lembrar que a Amazon lucra também na venda de ferramentas de IA e ML. E não para por aí, ambas seguem inovando na área e expandindo cada vez mais o uso de Machine Learning em suas operações.
Além das gigantes de tecnologia, outras empresas de diferentes setores estão aproveitando as oportunidades de Machine Learning para impulsionar seus negócios. Empresas de varejo utilizam o Machine Learning para melhorar a gestão de estoques, otimizar preços e ofertas, e personalizar a experiência do cliente. Um bom modelo de Machine Learning é capaz de realizar diversas tarefas com consequências positivas, como:
- Prever o preço ideal de um produto, aumentando a sua lucratividade.
- Prever a demanda, otimizando o gerenciamento do estoque.
- Identificar o cliente que possui maior propensão de compra de determinado produto, aumentando a conversão de vendas.
Dados recentes mostram que o mercado de Machine Learning e Inteligência Artificial está em constante crescimento. Segundo relatórios da empresa de pesquisa de mercado Statista, o mercado global de IA deverá alcançar um valor próximo de US$2 trilhões até 2030. Somente em 2022, esse mercado já ultrapassou os US$400 bilhões. Esses números indicam que o uso dessas tecnologias seguirá expandindo por diversos setores, criando muitas oportunidades de crescimento e aumento de rentabilidade de diferentes indústrias.
Vale destacar que o Machine Learning não é uma solução mágica e exige planejamento, recursos e, o principal, expertise para ser implementado de forma eficiente. É fundamental ter uma compreensão clara dos objetivos de negócio, dados de qualidade para treinamento dos modelos e uma equipe capacitada para lidar com as complexidades técnicas do Machine Learning. No entanto, os benefícios potenciais estão ficando cada vez mais claros a todos. Empresas que utilizam Machine Learning melhoram a tomada de decisão, a eficiência operacional e a experiência do cliente, impulsionando os negócios e aumentando sua lucratividade.
Em suma, Machine Learning e Inteligência Artificial vão além do ChatGPT e outros pequenos hypes que tomam a atenção dos veículos de imprensa. Manter-se atento às tendências de mercado, fazer um planejamento adequado e buscar pessoas com expertise na área levará ao melhor uso dessas tecnologias, impulsionando o crescimento e a lucratividade de seu negócio. O hype noticiado não chega nem a 5% do que ocorre efetivamente no mundo da IA, tenha cuidado para não perder os outros 95%!
Autor(a): André Yukio, Data Scientist & Innovation Manager na aunica Interactive Marketing