Oportunidades
Pessoas não vão mais às lojas, por isso é preciso apostar nos serviços de entregas, como supermercados e farmácias online (houve um consumo massivo disso nessas semanas). É preciso entender a capacidade operacional nesses segmentos, para não travar o gargalo.
Consumo home office
As marcas devem aproveitar o tema (consumo home office) para conversar com esse consumidor. Houve um aumento na busca de aluguel de notebook, por exemplo — e esse campo pode ser usufruído por empresas do segmento. Como complemento, ressaltamos a importância de focar em conversas direcionadas a esse público nas redes sociais.
Videoconferência
Empresas de softwares têm um enorme campo a aproveitar com esse cenário. Uma ideia a ser atribuída está em liberar softwares ao público, que está faminto por essa demanda.
Cursos EAD
Uma forma de a pessoas se distraírem com tudo o que está havendo, sem ser TV ou rádio, é o consumo de estudos digitais. Há um espaço grande para as pessoas se especializarem e as empresas podem oferecer esse produto para estreitar os laços com o consumidor.
Quais os próximos passos?
Como reimaginar as estratégias diante de tudo isso? Será preciso mudar algumas rotas. A principal preocupação (além do cuidado e empatia) é construir um caixa para passar esse momento, será preciso:
- destacar o por que o seu produto é importante;
- reavaliar o posicionamento da marca;
- estar presente nos canais onde os clientes estão (não adianta focar numa estratégia onde você tem uma eficiência menor);
- entender se é possível ter uma entrega ou experiência alternativa dentro do seu business;
- demonstrar cuidado e empatia (é preciso avaliar a forma como se comunicar para não parecer ser oportunista com essa situação);
- entender quem são os seus consumidores e perceber o que eles vão querer ouvir de você.
Investir em marketing digital
É o momento de entender e colocar o conhecimento na área em prática. Será precisa equilibrar o esforço em mídia com a capacidade operacional, assim como ver as estratégias de relacionamentos (caminhos para conversar com o seu público). Além disso, destacamos a importância de conversar e entender a situação dos consumidores. “Não pode perder esse contato com o atual cliente, e o mesmo vale para os potenciais novos consumidores”.
Adequar a operação
O momento atual traz a necessidade de criar novas soluções na empresa que facilitem o acesso a produtos e serviços. Focar em novas parcerias de entregas e reforçar o serviço de delivery é uma boa opção. É o momento de reinventar o negócio. Exemplo são eventos, que estão mudando totalmente o formato e não deixando de acontecer. É possível rever a abordagem e não perder a oportunidade.
Antecipação das vendas
No segmento hoteleiro e de viagens, por exemplo, empresas estão antecipando as vendas. E isso, é uma forma de garantir o caixa do negócio. Outra dica, é oferecer produtos do tipo “gift card”, com preço reduzido. Ou até mesmo garantir a venda com a adição de um bônus, que o cliente possa usar em uma outra oportunidade. Para clínicas de estéticas e salões pode ser uma estratégia bem positiva.
Conversar com o consumidor
Ir além dos canais já usados também é outra recomendação. É preciso, fazer de tudo para entender os cenários, seja por chat, Instagram, Facebook. Vale perguntar como o cliente está, como ele prefere que a entrega seja realizada. É muito importante esse relacionamento agora.
Apostar a venda em outras regiões
Sobre a possibilidade de ofertar os produtos a outras regiões, é preciso entender se essa estratégia será eficaz ou não utilizando as ferramentas que temos disponível. Você terá uma breve noção de como está o consumo do produto em outras regiões. Às vezes, pode ser que no norte a crise não esteja tão alta e a venda do produto seja melhor do que no sudeste, por exemplo.
Dicas de influenciadores
Sobre os micro influenciadores, eles estão em alta, e podem ser utilizados, inclusive, nesse período de coronavírus. Porém, antes de tudo é preciso estudar qual o estilo de micro influenciador faz mais sentido para a marca. Saber de qual forma ele vai conversar melhor com a sua marca também é primordial, assim como ter um briefing bem assertivo — que define o sucesso (ou não) campanha.
Autor: Sérgio Hneda Chereneski, Coordenador de Planejamento de Mídia na GhFly