No atual cenário digital, dominado por formatos em áudio e vídeo como podcasts, Reels, TikToks e vídeos no YouTube, muitas marcas ainda concentram seus esforços de social listening apenas em conversas e menções escritas. Mas e as conversas que acontecem com o microfone aberto e a câmera ligada?
De acordo com a pesquisa do PodPesquisa 2024/2025, no Brasil existem cerca de 31,94 milhões de ouvintes de podcasts. Deste número, 34,68% dos ouvintes afirmam ter alguma propensão a comprar produtos anunciados em podcasts. Além disso, 56,63% dos participantes consideram o alinhamento entre o anúncio da marca e o tema do episódio uma conexão crucial para tomada de decisão de compra.
O monitoramento de áudio desponta como uma nova fronteira da inteligência de mercado. Ele permite que marcas acompanhem, literalmente, o que está sendo falado sobre elas, mesmo em conteúdos onde a informação não está escrita. Isso representa um salto na capacidade de escuta ativa, com impactos diretos na estratégia, reputação e relacionamento com o consumidor.
Para ajudar profissionais de marketing, branding e comunicação a aproveitarem melhor essa tendência, preparamos um guia prático com base na expertise da All Ears, plataforma especializada em monitoramento de áudio.
1º passo: defina os canais e termos certos
Muitos profissionais se perdem na hora de realizar um monitoramento. Antes de mergulhar na análise, é essencial fazer um bom recorte. Escolha os canais mais relevantes para sua audiência: YouTube, Podcasts, Reels e TikTok. Defina também o período de análise, palavras-chave e hashtags estratégicas.
Exemplo: uma marca de cosméticos realizou uma campanha no TikTok usando hashtags como #skincare e #daycare. É possível ver as métricas principais sobre a campanha, mas para além disso, ver quais perfis entraram na trend, assuntos relacionados e se outras plataformas também são um bom caminho para ampliar a campanha.
2º passo: dar uma olhada nas métricas principais
Analisar as métricas principais: volume de menções, alcance, sentimento e valor de PR. Mesmo não sendo novidade, esses indicadores ajudam a construir uma visão geral e a identificar picos de atenção ou crises em potencial. A partir daí, é possível extrair insights mais profundos para suas ações de marketing ou PR.
Dica bônus: combine dados quantitativos com análises qualitativas, como trechos de falas relevantes em vídeos ou podcasts.
3º passo: avalie o impacto do conteúdo
Nem todo conteúdo tem o mesmo peso. Avalie o nível de engajamento e o influenciador por trás da fala. Um comentário positivo vindo de uma autoridade no segmento pode ser mais relevante do que dezenas de menções espontâneas. Essa métrica ajuda na criação de uma estratégia de comunicação que fique nas cabeças dos ouvintes, e também para repensar algumas ações.
Exemplo: elogio feito por uma influencer em um podcast popular pode gerar mais vendas do que uma campanha tradicional. Sendo assim, a marca pode investir no conteúdo desse podcast ou influencer. Em caso de um conteúdo com alto impacto negativo, observar o que está sendo falado pode ser um norte para entender o público e tirar do papel melhorias que podem ser feitas no produto.
4º passo: entender os tópicos e canais
Saber quais temas são associados à sua marca nos conteúdos em áudio é essencial para interpretar o contexto das menções. Ao monitorar vídeos ou podcasts, a análise de palavras-chave e tópicos recorrentes ajuda a revelar tendências, preocupações e percepções do público.
Dica: faça um cruzamento entre as palavras mais citadas e o sentimento geral da menção. Isso pode mostrar, por exemplo, se sua marca está sendo associada à inovação, preço alto, qualidade, entre outros atributos.
Além disso, esse mapeamento pode revelar oportunidades de posicionamento e ajustar sua estratégia de conteúdo com base no que realmente importa para o seu público.
Com o avanço da tecnologia de reconhecimento de voz e a popularização dos conteúdos em áudio e vídeo, ignorar esse tipo de menção pode deixar sua marca fora de conversas valiosas, e até vulnerável a crises invisíveis.
Já existem ferramentas no Brasil, como a All Ears, que mostram como monitorar áudio não precisa ser uma dor de cabeça. Pelo contrário, pode ser uma vantagem competitiva e poderosa para quem deseja entender, de fato, o que falam da sua marca por aí.
Autor(a): Beatriz Françoia, Analista de Marketing e Insights do Grupo Polis Consulting