Os avanços tecnológicos vêm trazendo, ao longo dos anos, muitos benefícios para a sociedade, ao mesmo tempo em que geram grandes desafios. A forma como vivemos, nos relacionamos e consumimos, por exemplo, se modificaram e os intervalos entre essas mudanças estão se tornando cada vez menores. No que se refere à educação e a formação continuada nesse contexto digital, não podia ser diferente. A todo momento, surgem novos conceitos, formatos, caminhos de se aprender e ensinar. Obstáculos para os profissionais que, dia após dia, são mais pressionados e exigidos.
Zygmunt Bauman, filósofo polonês, já na metade do século XX, apresentou a ideia de modernidade líquida, conceito que caracteriza uma sociedade em que as relações se alteram de maneira tão ágil, que as tornam incapazes de manter uma forma sólida, única e permanente. Em outras palavras, Bauman caracteriza um modo de viver em que as coisas avançam constantemente. Afinal, a realidade contemporânea é líquida e fluída, algo que foi se intensificando até chegar na realidade em que vivemos atualmente.
Para esses profissionais da comunicação, da publicidade e do marketing, é imprescindível se manter atualizado. Se antes as mudanças demoravam décadas para acontecer, agora levam poucos anos ou até mesmo meses. Novos caminhos de comunicação estão surgindo, assim como novas redes sociais, plataformas, formatos e legislações – como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que está impondo outras formas de relacionamento com o público final. O profissional do ambiente digital não pode parar no tempo e achar que as novidades não fazem parte do seu trabalho, porque é justamente o contrário.
Outro destaque importante que deve ser feito é com relação ao perfil deste especialista que se dedica às estratégias on-line. Hoje, não encontramos apenas publicitários e outros comunicadores de formação, mas também matemáticos, estatísticos, engenheiros, desenvolvedores, BIs, integrando equipes de marketing em diferentes empresas e agências de publicidade. Trata-se de uma área multidisciplinar e que precisa dessa diversidade de visões e experiências.
Os que buscam informações e atualizações são os que se destacam no mercado, mesmo diante do desafio que é encontrar cursos e certificações que garantam esse conhecimento das tendências. A velocidade é chave nesse processo de aprendizado, o que faz com que esses profissionais tenham que ter muita curiosidade para investigar e encontrar na internet conteúdos e cursos que o ajudem a desenvolver uma formação capaz de atender às necessidades do mercado.
A universidade sempre vai ser a base, mas outras instituições e escolas serão um ponto de referência para quem percebeu que a multidisciplinaridade e a agilidade serão essenciais para o sucesso e reconhecimento no ambiente profissional. Com essa gama de possibilidades de ensino, um passo importante para essas pessoas é garantir uma certificação que consiga englobar todo esse aprendizado que eles conquistaram nas mais diversas frentes e que seja relevante dentro do mercado da publicidade. Essa é a melhor forma de complementar o currículo e comprovar que estão atentos às tendências do mercado.
Para esses profissionais, o IAB Brasil oferece a Certificação Digital Fundamentals, que é um exame de proficiência que avalia as competências fundamentais em marketing digital, em uma prova on-line em que o aplicante precisa ter pelo menos 70% de aproveitamento. Com esse reconhecimento da associação do setor, você terá a credibilidade que a sua carreira precisa para alcançar novos caminhos profissionais. Conheça mais em: https://iabbrasil.com.br/certificacao/
Fontes:
BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido. Sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.
Autora: Jovanka de Genova, gerente de educação do IAB Brasil