Mesmo com mais de 100 anos de história, o rádio (ou seria o áudio?) segue moderno – e isso acontece porque o meio sabe se adaptar às mudanças de mercado para continuar relevante para seu público. Prova disso é que 28% dos brasileiros afirmam que poder escutar rádio on-line mudou o jeito de consumi-lo. Essa possibilidade, inclusive, fez com que o consumo do meio nesse formato crescesse 186% entre 2019 e 2021.
Os dados fazem parte do material “Rádio on-line: o som do novo”. Trata-se da edição de abril do Data Stories, um projeto da Kantar IBOPE Media que publica um novo estudo a cada mês, sempre com um tema diferente e em alinhamento com o que está em alta no mercado da publicidade e da comunicação.
Pontos de contato
As várias formas de consumo oferecidas ao longo dos anos permitiram que o rádio alcançasse uma grande quantidade de ouvintes. Atualmente, 46% dos brasileiros escutam o meio via dial e 12% optam pela versão digital.
É importante destacar, no entanto, que o áudio on-line não se resume às rádios. Os podcasts são uma alternativa que vem crescendo e complementando esse consumo digital. Atualmente, 28% dos ouvintes de rádio já aderiram ao formato. Entre os gêneros favoritos dos brasileiros, estão comédia e entretenimento (63%), notícias e política (51%) e negócios e finanças (44%).
Perfil consumidor
Na hora de consumir rádio on-line, os brasileiros preferem utilizar smartphones ou tablets (57%). Mas também há espaço para desktops e notebooks (35%) e outros aparelhos (14%).
Em relação ao perfil, os ouvintes de rádio digital se destacam principalmente pela proximidade com a tecnologia. 71% dizem que gostam de se manter atualizados com os desenvolvimentos tech (contra 64% da média de ouvintes no dial) e 59% acreditam que comprar online torna a vida mais fácil (48% dos ouvintes no dial).
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Você também pode conferir as edições anteriores do Data Stories! Basta clicar aqui.