Entenda a importância da análise de dados para o crescimento da sua empresa
Há alguns anos, a análise dos dados de uma empresa era feita com base em formulários e achismos dentro de cada setor e de forma individual. Porém, esse processo, além de defasado, podia gerar informações imprecisas e prejudicar a tomada de decisões.
Por sorte, com a popularização da internet, que abriu o mercado e o tornou mais competitivo, a análise de dados foi ressignificada e passou a ser chamada de Big Data — devido a grande quantidade de dados gerado pelos usuários a cada minuto dentro da rede. Agora, com o uso das estratégias e das ferramentas certas é possível garantir o controle e a qualidade das informações coletadas a favor dos negócios.
Isso porque a captação e a análise desses novos dados permite que a empresa tenha maior clareza nos seus processos, internos e externos, além de auxiliar na diferenciação da concorrência e na valorização das marcas. Inclusive, os estudos da Gartner, consultoria de tendências e inovações tecnológicas, dizem que as empresas que fizerem um bom uso dos dados podem ser até 20% mais lucrativas.
Mas, para que os dados façam alguma diferença nos seus resultados é preciso organização e definição clara dos planos e metas do negócio. Para ajudar, separamos algumas dicas que vão te ajudar a fazer a diferença durante este processo:
Tenha objetivos claros
Toda informação é um dado, mas nem todo dado é uma informação. Para que os dados da sua empresa sejam úteis e relevantes, é preciso saber o que eles dizem e separá-los por categorias, que façam sentido para o seu objetivo de negócio.
Na sequência, faça as perguntas certas e entenda para onde a sua estratégia precisa caminhar. O direcionamento dos esforços da equipe, o uso do tempo e a quantidade de investimento é que vão justificar a ação e trazer lucros para a empresa.
E lembre-se de que a qualidade é muito mais importante do que a quantidade (que pode conter dados inúteis).
Personalização
Uma grande mudança causada pela nova era é a possibilidade de aproximação com o cliente.
A análise do comportamento do consumidor permite que a marca identifique seus anseios, suas angústias, seus interesses e o que mais consome. Com base nisso, cria-se uma experiência personalizada que aprimora a abordagem e aumenta o ticket médio das campanhas online.
Ganhe vantagem competitiva
Os dados podem ser controlados de maneira a ajudar a marca a ganhar velocidade de divulgação e, assim, diferenciar-se da concorrência. Afinal, com as análises corretas, é possível compreender com exatidão quais são seus pontos fortes, para exaltá-los, e quais são seus principais problemas a serem solucionados.
Além disso, é possível fazer uma análise completa do setor. Com esses dados, pode — se analisar o comportamento da concorrência e antecipar lançamentos e prever tendências.
Mensuração dos resultados
Defina sua meta, o ROI, o CRM, o CPA e o CTA. Fique atento ao desempenho de cada um e compare indicadores para obter insights em tempo real. Com essa visualização de dados integrados, a equipe pode definir ajustes e evitar perda de investimento.
A contratação de tecnologias e softwares que colham, controlem, analisem e orientem os dados em tempo real, com agilidade e segurança podem tornar a realização de cada uma destas etapas ainda mais eficaz.
Autor: Alexandre Galliotti – Head of Growth