A Apple acaba de lançar novos controles de privacidade. Neste cenário, as perguntas e respostas abaixo foram elaboradas para ajudá-lo a compreender essas transformações e a se preparar proativamente para abarcá-las em suas estratégias e campanhas.
1. Quando a Apple exigirá o uso de um opt-in para acessar o Identifier for Advertisers (IDFA)? Será uma implementação imediata ou uma abordagem em fases?
A Apple lançou, em abril de 2021, o iOS 14.5 – opção que dá fim a esse opt-in geral por padrão. Dessa forma, os desenvolvedores de aplicativos não terão mais acesso ao IDFA desta pequena minoria de usuários até o opt-in. Entretanto, vale lembrar que as pessoas precisam atualizar seus sistemas operacionais para a nova versão. Logo, há um período de transição e, considerando o tempo que se levou até que as atualizações anteriores fossem concluídas, pode-se ter uma ideia de quanto levaremos para esta virada de página.
2. Haverá restrições ao uso de identificadores para se comunicar com os consumidores diretamente no aplicativo próprio de um anunciante ou publisher por meio de push notifications, e-mails e landing pages personalizadas quando os dados foram coletados anteriormente e/ou fora do iOS, como um endereço de e-mail de um consumidor autorizado?
Essa mudança nos controles de privacidade não tem a intenção de causar impacto nos dados first-party e nos relacionamentos existentes. A intenção é endereçar a preocupação sobre informações compartilhadas entre empresas sem permissão ou consciência do consumidor, além de oferecer mais transparência a ele.
Além do IDFA, a Apple também disponibiliza o Identifier for Vendors (IDFV). Este é um identificador que pode ser usado em todos os aplicativos de propriedade da mesma empresa, não havendo restrição ao uso de IDFV no compartilhamento de informações entre eles.
Só há impacto quando você usa aquele IDFA ou algum outro identificador para compartilhar informações para uma outra empresa não subsidiária, com o objetivo de alcançar o mesmo targert fora das propriedades da Apple. Ou seja, neste caso, primeiro você precisará obter a permissão dos usuários.
Push notifications, landing pages personalizadas e e-mails para clientes pré-existentes não serão afetados.
3. Como a Apple monitorará/aplicará as restrições e identificará certos SDKs como não conformes? Se houver não conformidade, isso colocará em risco a remoção da AppStore?
Assim como em um site, o proprietário é responsável por todo o código em seu ambiente. Dessa forma, portanto, os desenvolvedores de aplicativos são responsáveis por SDKs de terceiros em seus aplicativos. Se a equipe de revisão de aplicativos determinar que há uma violação, eles entrarão em contato para solucionar, uma vez que o rastreamento não é mais permitido.
A intenção é fazer com que os aplicativos estejam em conformidade. A Apple não quer retirar os aplicativos do sistema, já que isso prejudica a experiência do usuário final.
4. Que liberdade os desenvolvedores têm para adaptar a aparência e o texto de consentimento aos modelos de negócios de seus aplicativos? Podemos nos comunicar pelo aplicativo para informar os consumidores sobre os benefícios de fornecer consentimento?
Existem diversos pontos de contato para que os desenvolvedores possam se comunicar. Primeiro, os desenvolvedores definem o momento em que solicitarão o prompt. Somente depois disso, eles terão acesso ao IDFA. Sendo assim, pode-se disponibilizar uma explicação para o usuário antes que ele seja impactado pelo prompt, obviamente desde que não seja enganosa. No prompt em si, há uma string de propósito, onde eles podem inserir o que quiserem para descrever seu objetivo em uma frase, como “estamos utilizando isso como um meio para mostrar a você uma publicidade personalizada e relacionada aos seus interesses”.
Ou seja, você controla o que acontece antes do prompt e pode usar a narrativa de site, sons e movimentos para criar uma boa experiência ao usuário antes que o prompt apareça, além de usar outros canais (blog, site etc.) para descrever em detalhes o que o que você está fazendo, como você está protegendo dados e quais relacionamentos você tem com terceiros.
5. Existe uma opção para os consumidores alterarem suas preferências após a sua resposta inicial de opt-in ou opt-out? Os proprietários de aplicativos podem solicitar que os consumidores considerem esta mudança? Se sim, como?
Sim. Este é um prompt do sistema desenvolvido para se alinhar consistentemente com muitos outros propósitos (como contatos, fotos etc.) e permite que os usuários acessem as configurações e mudem de ideia. Embora o prompt só possa ser exibido uma vez, os desenvolvedores podem, de acordo com seus objetivos, descrever na experiência como os próprios usuários podem entrar nas configurações e fazer alterações.
6. Em caso de opt-out por parte do consumidor, a Apple considerará integrações com fornecedores certificados de proteção de privacidade respeitáveis para auxiliar marcas a promover experiências personalizadas aos clientes, como estratégias cross-channel e relevância de mensagem em nível de indivíduo anônimo ou de cohort?
A Apple não parece ter planos atuais para isso. Eles anunciaram recentemente apoio para view-through attribution (atribuição de exibição ou atribuição a uma impressão sem clique), incluindo vídeo e aplicação de medição de cliques privados, o que dá à API de preservação de privacidade e atribuição de anúncios da Apple – por meio do Safari e via aplicativos com SKAdNetwork para experiência na web – a capacidade de medir o sucesso das campanhas publicitárias, mantendo a privacidade do usuário.
7. À medida que as marcas com diversos pontos de engajamento com o consumidor (incluindo múltiplos aplicativos) trabalham em direção a frameworks de consentimento explícito, como a Apple planeja essa integração, somada ao apoio e ao gerenciamento de uma experiência positiva ao consumidor, de modo que ele não seja forçado a atualizar/adicionar/deletar seus diversos dispositivos e canais?
Não há impacto para um conjunto de apps e canais proprietários. Isso pode ser feito sem abrir a janela do prompt, que é diferente da alteração feita para usar o IDFV neste tipo de atividade. A restrição da política entra em jogo quando há repasse de identidade e dados para outras empresas. Qualquer informação compartilhada – seja por motivos de segurança ou prevenção de fraudes em nome da marca – não precisa do prompt. A regra é voltada para casos de uso de publicidade e tratamento de dados.
SOBRE O PRAM
Partnership for Responsible Addressable Media é uma iniciativa colaborativa cross-indústria para desenvolver soluções de addressable media o avanço e a proteção das atividades relacionadas à publicidade, ao mesmo tempo em que preservam a privacidade e melhoram a experiência do consumidor.
Confira o texto original:
https://www.responsibleaddressablemedia.com/apple-privacy-controls-faq