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IAB Tech Lab explica o que significam para o mercado as novas soluções de ocultação de e-mail e IP da Apple

IAB Tech Lab explica o que significam para o mercado as novas soluções de ocultação de e-mail e IP da Apple

Em sua mais recente conferência anual (WWDC21), realizada em junho, a Apple anunciou que vai aumentar o nível de controle de privacidade em seus dispositivos a partir do iOS 15 – com lançamento previsto ainda no segundo semestre de 2021.

O objetivo dessa iniciativa, segundo a divulgação da marca, é impedir o rastreamento por terceiros de uma série de informações pessoais dos usuários. A apresentação revelou também novos recursos de privacidade em serviços agregados às assinaturas pagas do serviço de armazenamento em nuvem da empresa, que envolvem a encriptação de IP e dados de navegação (Private Relay), o controle de câmeras domésticas de segurança e a ocultação do endereço de e-mail pessoal (Hide My Email).

Esse novo recurso de ocultação de e-mail vai permitir ofuscar o e-mail real do usuário e criar automaticamente um endereço eletrônico aleatório para fazer logins ou cadastros em formulários de páginas e aplicativos. A função promete proteger o e-mail original, por exemplo, de spams. A tecnologia estará disponível diretamente no Safari, nas configurações do iCloud e no próprio app Mail.

Quem explica mais sobre o assunto é Alex Cone, Vice-Presidente de Privacidade e Proteção de Dados do IAB Tech Lab. Em um artigo, publicado originalmente em inglês, ele apontou em detalhes mais técnicos o contexto em que as mudanças se encaixam e por que o envolvimento da comunidade de tecnologia da publicidade é necessário para que o mercado avance ainda mais nessa questão: “Estamos entusiasmados em ver quantas pessoas estão se inclinando para realmente aumentar o nível de privacidade, responsabilidade e endereçamento”, disse Cone. O texto de Cone inclui links para os comunicados oficiais da Apple.

Novas soluções de uso de dados e privacidade

No dia 13 de julho de 2021, Alex Cone publicou um outro artigo para abordar o novo Apple Private Relay e o Data Protection Middleware e também para trazer uma análise sobre as soluções proprietárias em comparação com as padronizadas pelo mercado.

O Private Relay é a função de encriptação de dados de navegação do usuário pagante do Apple iCloud. Ele esconde, por exemplo, o endereço IP – como normalmente faz uma VPN. No artigo, Cone explica qual o alcance e impacto da nova função e como o mercado de anúncios deve se preparar com as informações que temos até o momento. Também defende explicitamente a abordagem de padronização do mercado que foi apresentada por uma equipe da Microsoft no World Wide Web Consortium (W3C), chamada Parakeet. A proposta da Microsoft pretende igualmente anonimizar informações dos usuários, mas com a promessa de oferecer uma maior eficácia dos anúncios.

Convidamos os associados do IAB Brasil a conhecer os comunicados oficiais da Apple, a proposta Parakeet e os dois textos do vice-presidente de privacidade e proteção de dados do IAB Tech Lab para formar uma compreensão mais abrangente sobre o assunto.

Autor: José Calazans, Presidente do Comitê Tech Lab do IAB Brasil.