Segundo dados do novo relatório “Brand Disruption 2020” realizado pelo IAB, as compras de mídia programática representaram 85% de todos os investimentos com mídia digital. O estudo também revela que os gastos totais com publicidade digital nos EUA atingiram quase U$ 79 bilhões, um aumento de 87% na relação em 2017, primeiro ano de publicação do relatório.
No Brasil, a mídia programática representa 29% do investimento total em mídia digital. Ainda que tenha crescido, a programática tem um enorme potencial para ganhar mais relevância no país. Mas, muitas vezes, antes de vender é preciso educar o mercado, trazendo conhecimento.
Com o objetivo de desmistificar os princípios da mídia programática para capacitar profissionais a realizarem as funções de planejamento, compra, gestão e avaliação de resultados em branding e performance, há cursos e diversos outros formatos de conteúdo que, por meio de estudos de casos, conhecimento das ferramentas do mercado e atividades práticas, proporcionam esse conhecimento de como funciona o ecossistema de mídia programática e como os benefícios acontecem.
Exemplos disso são o podcast Programática na Veia, que também traz informação e entrevistas com profissionais da área, e a websérie disponibilizada no canal da AdsPlay no Youtube: vídeos com conteúdo e entrevistas com profissionais do mercado abordando diferentes temas relacionados ao universo da programática. Os primeiros vídeos abordaram temas como a Diferença entre Google GDN e Mídia Programática, Como comprar audiência, Principais métricas e como medir a atribuição e 5 passos para uma campanha de sucesso.
Todo o conteúdo que ainda está por vir, segue pensando em capacitação e no conhecimento para um plano de mídia mais completo e eficiente. Conteúdo e educação. Esse é o caminho que escolhemos para ajudar a nivelar o mercado, nos aproximando dos chineses e americanos, com clientes mais satisfeitos e profissionais mais preparados!
Autor: Edu Sani, sócio fundador da AdsPlay Mídia Programática, criador do podcast Programática na Veia e professor da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing.