Compartilhar

O Skad já chegou – o que vem agora?

O Skad já chegou – o que vem agora?

Agora que a Apple anunciou oficialmente a implementação completa do #SKAdnetwork na semana de 26 de abril, esse é sem dúvidas um bom momento para checar onde você, como anunciante, se localiza diante de todas as mudanças que estão por vir.

Isto não significa que tudo mudará de imediato. Os usuários ainda têm que atualizar seus dispositivos para a última versão do iOS. Olhando para o passado, podemos ver que os early adopters não demoram em fazê-lo. O site Flurry realizou um excelente trabalho revisando a curva de adoção dos lançamentos anteriores do sistemas operacionais anteriores da Apple.

Em poucas palavras, se confiarmos que os usuários responderão como da última vez, quando atualizaram do iOS13 para o iOS14.5, poderíamos dizer que:

  • 9% atualizará para iOS14.5 nos primeiros 2 dias
  • 30% atualizará para iOS14.5 nos primeiros 10 dias
  • 40% atualizará para iOS14.5 nos primeiros 30 dias

 

iOS14.5: Checklist para os anunciantes

O tempo está correndo, mas você já parou para pensar sobre quais são os três tópicos principais que todo anunciante deveria dominar agora mesmo?

1) Decidir se você quer pedir a autorização de rastreamento ou não

Alguns grandes anunciantes não querem pedir autorização aos usuários para rastreá-los, já que isto pode prejudicar a sua marca. Se eles pretendem continuar recebendo a mesma informação para fins de atribuição, terão que assumir algumas mudanças:

  • Para continuar recebendo as instalações regulares atribuídas a MMP, você precisará pedir a autorização de rastreamento*. Além disso, ainda temos que ver como reagem os usuários. As últimas pesquisas sugerem uma taxa de opt-in mais alta do que o estimado, com a Appsflyer indicando no mínimo 39%.
  • Sendo assim, é recomendável que se comece a experimentar as mensagens de opt-in para ver qual funciona melhor. Testes de criativos A/B podem se tornar muito técnicos, muito rápido, então é melhor estabelecer o seu benchmark e selecionar o seu modelo de análise junto a sua MMP. A Adjust pode explicar estas diferenças melhor do que eu.

 

2) Ok, então você vai perder, no mínimo, algumas atribuições dos usuários que façam o opt-out

A solução que a Apple oferece para rastrear essa audiência é a SKAdNetwork, que oferece dados limitados para a otimização. Ao passo em que seus parceiros de mídia devem poder trabalhar, tanto com as MMPs, quanto com a SKAdNetwork, você precisará entender como trabalhar com duas fontes de dados diferentes.

Leve em conta que você verá uma discrepância entre os CPIs nas impressões habilitadas por SKAd e as não habilitadas por SKAd, e irá receber informações em momentos diferentes também. Então é melhor ter um entendimento claro do seu posicionamento.

 

3) Quando a ATT estiver totalmente implementada, já não haverá um “CPI geral” para otimizar

Você terá de definir como trabalhar quando tiver métricas diferentes tanto da sua MMP quanto da SKAdNetwork, levando em conta a sobreposição entre elas.

  • Instalações atribuídas a MMP para:
    – Usuários com “opt-in” no iOS14.5
    – Usuários de iOS14.4 e anteriores
  • Instalações atribuídas a SKAdNetwork para:
    – Usuários de iOS14 ou versões posteriores em publishers preparados para SKAd e com parceiros preparados para SKAd.

*Quando falamos neste artigo em atribuição via MMP, nos referimos à atribuição regular de uma MMP. Acredita-se que iniciativas como a AppsFlyer Aggregated Advanced Privacy (AAP) funcionem, apesar de não contarem com “opt-in”.

 

Autor: Gerard Colomer, Gerente de Produto Smadex na Entravision e Professor Adjunto na Universidade Politécnica da Catalunha.