Em tempos digitais orientados por dados, quem gera resultados é rei! É a partir das informações cedidas pelos usuários que empresas têm a chance de se moldar para serem mais certeiras a cada degrau escalado. Afinal, essas informações possibilitam que as companhias conheçam melhor seu público e o mercado no qual estão inseridas.
Porém, pensando no contexto de 2022, temos um cenário um tanto quanto diferente. Aqui, as mudanças na política de proteção de dados pessoais e o fim dos cookies atuam como protagonistas das transformações de Marketing e novas tecnologias.
O que é a coleta de dados?
Pode-se dizer que a coleta de dados é um método focado na captação de conteúdos estratégicos vistos em:
- formulários;
- landing pages;
- analytics;
- pesquisas de mercado e opinião.
Esse processo de colher informações tem como objetivo assegurar que as companhias conheçam de forma profunda os resultados de setores, mercado, impressões do consumidor e desempenho do negócio em toda sua conjuntura.
Por que coletar dados?
Com a coleta de dados é possível alinhar as estratégias de marketing. Como? Otimizando ações, elaborando campanhas mais assertivas e compreendendo qual é a visão que o público tem sobre a empresa, sempre em busca de melhorias.
Sendo assim, algumas das utilidades dessas informações são:
Determinar KPIs estratégicos
Os Key Performance Indicator (KPIs) são os indicadores usados por uma companhia para monitorar métricas importantes. Por exemplo, por meio dos KPIs um e-commerce é capaz de saber qual é o seu ticket médio.
Trazendo para o contexto dos dados, com a atualização constante dessas informações, a empresa tem um controle desses indicadores e uma visão realista da percepção do público-alvo.
Fortalecer e aproximar o relacionamento com o consumidor
Já que a coleta de informações traz à luz as percepções, opiniões e hábitos dos potenciais clientes, pode-se usar esse conjunto de dados para desenvolver um relacionamento duradouro e aproximar os consumidores.
Afinal, a partir do momento que a empresa compreende quais são as expectativas do público, torna-se mais simples entregar conteúdos, produtos, serviços e, até mesmo, atendimentos que estejam alinhados ao que essas pessoas esperam.
Otimizar campanhas e ações
Após ter acesso aos dados coletados, uma companhia consegue identificar quem é (de fato) seu consumidor, em quais canais ele está, quais são suas preferências e necessidades, e como ele interage com as ações da empresa.
Assim, elaborar campanhas fica menos complexo, já que a equipe de marketing tem uma noção do que pode ou não funcionar com o seu público.
Mas, para isso se tornar realidade, a coleta de dados deve ser feita de forma contínua. Só com o acompanhamento ininterrupto o time conseguirá desenvolver um entendimento estratégico, criando personas que representem o consumidor da empresa.
O que esperar para o futuro?
A transformação na política de proteção de dados pessoais somada ao fim dos cookies de terceiros traz um novo cenário para o marketing. Agora, cada vez mais as empresas deverão investir em mídia própria e aquisição de dados primários para tornar possível a personalização de campanhas.
Desse modo, a equipe de marketing terá como missão criar estratégias de atração que despertem o interesse do público, fazendo com que o mesmo deseje participar das ações e também para criar um relacionamento com essas pessoas.
Conclusão
Depois dos pontos elencados anteriormente, ficou claro que uma coleta de dados feita de forma estratégica, com propósito pré-definido, pode trazer bons frutos para uma empresa, não é mesmo?
As vantagens abrangem desde redução de custos até fortalecimento das estratégias de marketing. Ainda é possível mencionar os seguintes benefícios:
- otimizar estratégias de marketing;
- melhorar a experiência do cliente com a marca;
- conhecer mais sobre seu consumidor e ter personas bem definidas;
- transformar dados em informações estratégicas para gerar vendas.
Em suma, para sobreviver em um mercado tão competitivo como temos atualmente, torna-se necessário fazer uma coleta de dados eficiente. Com essas informações, a empresa poderá gerar resultados impressionantes, já que conhecerá verdadeiramente seu público e seus interesses.
Autor(a): Ingrid Garcez, Content Strategist na Hubify.