Muito se fala sobre as implicações que a pandemia trouxe para as nossas vidas. Vivendo uma experiência inédita de restrição – não apenas de consumo, mas de liberdade e de contato social – esta realidade tem impactado a relação entre pessoas e marcas, moldando novas estruturas relacionais para o futuro. Acompanhando de perto esse momento atípico desde a primeira semana de isolamento social no Brasil, a Globo vem desenvolvendo uma série de estudos e pesquisas, acumulando uma riqueza de dados que, transformados em conhecimento e agora disponibilizados para o mercado, nos permitem entender como a sociedade está reagindo a esse momento e como podemos nos preparar para os próximos meses, transformando incertezas em estratégias, com apoio de informação de qualidade.
De forma prática, o que vemos é que a crise deflagrada pelo Covid-19 tem impulsionado a transformação da sociedade. Segundo a diretora de Pesquisa da Globo, Fabia Juliasz, a pandemia impulsionou um movimento importante no consumo de meios: a atração de jovens para o conteúdo televisivo e dos mais idosos para as plataformas online, numa confluência nunca vista do consumo multiplataforma.
Entre os aprendizados também está a percepção de que há uma busca crescente pelo benefício da coletividade, pela empatia. Estamos caminhando para uma sociedade em que as relações de consumo terão as avaliações de custo-benefício cada vez mais latentes, em que atitudes oportunistas não serão mais aceitas. Já é possível perceber uma mudança na maneira como os brasileiros percebem as marcas: 65% das pessoas declararam que passaram a consumir produtos de anunciantes que se posicionaram positivamente durante a pandemia. Movimento que mostra uma busca por marcas parceiras, que deixem claro o que estão fazendo para ajudar o consumidor e que sejam flexíveis no pagamento – algo que estará presente também no consumo pós pandemia.
Cientes da importância desses aprendizados e para permitir que as informações possam auxiliar as tomadas de decisão, especialmente com foco na retomada das atividades comerciais, desenvolvemos um dashboard interativo e que será alimentado com novas informações a cada nova rodada de pesquisas. Um patrimônio único, que está à disposição do mercado e de todas as pessoas que buscam por dados de qualidade, com valor estatístico e capazes de gerar uma transformação positiva nos negócios.
Consulte as informações do dashboard em: https://bit.ly/PesquisaGloboCovid19