Qual é a importância de adaptar suas estratégias de mídia para a era sem cookies?
Por muito tempo nós, do marketing digital, utilizamos diversos tipos de dados captados por meio de cookies, formulários e inteligência de máquina das plataformas para basear nossas estratégias. Porém, seremos obrigados a nos adaptar a um universo digital com menos informações dos usuários, e é sobre essa adaptação que iremos falar hoje.
O que são cookies?
De forma bem resumida, os cookies são arquivos simples, armazenados pelo navegador do usuário, que guarda diversas informações a respeito do mesmo e suas navegações. Dessa forma, serve como base para carregamentos mais rápidos das páginas e personalização do conteúdo e publicidade, conforme interesses e dados pessoais do público.
Por exemplo, uma pessoa entrou no site, optou por visualizá-lo em português e adicionou um item ao carrinho – porém, não comprou. Se esse usuário entrar no site posteriormente, a página irá abrir automaticamente em português e já terá uma base dos produtos que o usuário demonstrou interesse.
Por que os cookies terceiros vão acabar?
Os cookies não salvam apenas as informações daquele site em específico para facilitar sua navegação no futuro, graças aos third-party cookies, o navegador consegue armazenar informações do usuário em todos os sites, portais e redes da internet. Assim, acumula dados pessoais para conseguir otimizar os conteúdos, principalmente os publicitários.
Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e todas as outras regras e leis de privacidade que vêm sendo aplicadas na internet, esses cookies terceiros estão chegando ao fim – já que acumulam muitos dados sensíveis e acabam por muitas vezes invadindo a privacidade dos usuários.
Como a publicidade digital irá responder a isso?
O fim dos cookies terceiros não representa o fim da publicidade on-line – muito longe disso. O marketing digital como um todo só terá que adequar alguns fatores, tais como armazenar menos informações dos usuários, ter mais transparência na coleta de dados, pensar mais na segurança dentro dos sites, entre outros…
As plataformas também já estão se adequando para essa nova realidade, aprimorando as inteligências das máquinas, parando de coletar informações individuais dos usuários, começando a trabalhar e pensar no coletivo, entendendo comportamento e interesses agora por grupos de pessoas – não mais de cada indivíduo.
O que nós, publicitários, podemos fazer já para nos adequarmos?
Dentro dos sites, como já dito anteriormente, precisamos ser bem transparentes com as informações que estamos coletando e qual será a finalidade das mesmas. Além de criarmos uma política de privacidade bem clara e de fácil acesso, como é exigido pela LGPD.
Depois desses pontos obrigatórios em nossos sites, uma prática que podemos utilizar também é a coleta de dados via pesquisas dentro dos sites ou enquetes nas redes sociais. Por que? Sabendo usar da maneira correta e utilizando uma comunicação clara, além de obter informações mais honestas dos seus usuários, você ainda consegue aproximar sua empresa e criar uma relação mais consistente com seus consumidores.
O que eu penso sobre essas mudanças?
Adaptar todas as plataformas e estratégias de marketing não será uma tarefa fácil, será algo trabalhoso. Vamos perder assertividade em nossas campanhas, e precisamos nos reeducar sobre como fazer campanhas online. Porém, todo esse trabalho pode ser uma nova oportunidade de encontrar soluções e de todos nós crescermos como empresas e profissionais.
Autor(a): Isaac Lobo Agiman, Coordenador de Mídia Paga na Hubify.