Em 2021, as vendas de aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos e componentes dispararam. De acordo com a Admitad Affiliate, no primeiro semestre, a quantidade de compras “eletrônicas” pela internet no mundo cresceu 34%. Os brasileiros estão à frente da tendência. Eles aumentaram seus gastos com eletrônicos em 455% e o número de pedidos em 319%.
Em meio ao forte crescimento no número de pedidos, o ticket médio cresceu 33%, que agora está em R$ 886, equivalente a US$169. Essa dinâmica sugere que estamos prontos não apenas para fazer compras com mais frequência, mas também para fazer pedidos mais caros.
São vários os motivos para o crescimento do setor eletroeletrônico. A origem da maioria deles se dá pelo COVID-19 e as restrições impostas. Mas, ao mesmo tempo, o crescimento do e-commerce continua no país como um todo e a penetração de gadgets e eletrodomésticos mais diversos no dia a dia dos brasileiros está aumentando.
O crescimento foi impulsionado em parte pelo lockdown que obrigou muitos a trabalhar de suas casas, o que impulsionou também as vendas de PCs, laptops e acessórios. Com o tempo, a dinâmica só cresceu – de acordo com o relatório da empresa de pesquisas Canalys, no primeiro trimestre de 2021, as vendas de laptops aumentaram 55%. Além dos computadores pessoais, os brasileiros também estão muito interessados em uma variedade de acessórios que facilitam o trabalho em casa: fones de ouvido, headsets, webcams, mouses e teclados mais convenientes para computador, monitores adicionais, etc.
Desde que o entretenimento mudou para a web, os segmentos relacionados a eletrônicos estão crescendo. Por exemplo, a Consumer Technology Association (EUA) reportou um aumento de 31% nas vendas de equipamentos de streaming e espera que esse crescimento continue em 11% em 2021.
O crescimento das compras online de aparelhos e eletrodomésticos é afetado pela migração de consumidores do offline. Com a introdução das restrições de quarentena, os compradores foram forçados a desistir de fazer compras em lojas regulares e migrar para o e-commerce.
De onde vieram esses clientes?
Os consumidores do setor eletroeletrônico sempre compararam as características dos produtos e buscaram o melhor preço. Normalmente, a compra de um gadget ou eletrodoméstico não é espontânea: os usuários preferem escolher com cuidado, pedir conselhos a outras pessoas e encontrar um desconto agradável no produto selecionado. De acordo com a Admitad Affiliate, essa tendência só se intensificou em 2021 – por exemplo, o número de compras “eletrônicas” em lojas virtuais aumentou 45% e em fóruns 78%. O fluxo de compradores de serviços de cashback e aplicativos móveis também aumentou (provavelmente, os clientes fizeram compras a crédito).
Aqui estão as plataformas trouxeram mais pedidos de compra neste ano:
Por trás do cenário de intenso crescimento do setor eletrônico em 2020 e no 1.º semestre de 2021, muitas empresas enfrentam um aumento da concorrência nos canais habituais de captação de vendas. Ao mesmo tempo, devido ao rápido retorno dos compradores, sites começaram a trabalhar com mais disposição no formato de comissão por ação desejada de sua audiência, ao invés de por preço fixo por anúncios. O número desses parceiros no Brasil cresceu impressionantes 90% em 2021, e seus lucros dispararam.
Os especialistas da Admitad Affiliate preveem um maior crescimento das vendas online no setor de eletrônicos do Brasil. Embora o impacto da pandemia no comportamento do usuário esteja diminuindo, as pessoas já se acostumaram a fazer compras online e não vão desistir disso. Pelo contrário, mais e mais novos usuários se juntarão a eles.
Além disso, diversas empresas adotaram o home office ou o sistema híbrido de trabalho, o que fará com que muitos funcionários que trabalham remotamente durante o período de quarentena não voltem mais ao escritório e continuem a comprar de forma online, eletrônicos e outros, com entusiasmo. As demandas por entretenimento também não diminuirão. Por exemplo, a Consumer Technology Association espera que as vendas de consoles de jogos cresçam 16% este ano. A tendência mundial no crescimento da participação do e-commerce nas vendas das principais marcas do país também irá influenciar o contínuo crescimento do setor.
Autora: Leticia Cantusio, Gerente de Marketing da Admitad Affiliate Brasil.