Imagens coloridas tomam conta dos feeds das redes sociais à medida que editoriais e campanhas publicitárias capturam nosso olhar a todo momento. Imagens surrealistas, vídeos de natureza sublime e a vida real surgem cada vez mais fortes na comunicação de marcas globais.
Para 2021 e como já acontece há uma década, o relatório de Tendências Criativas da Shutterstock tratou de reunir um pouco do que veremos nas campanhas ao longo deste ano. Dividido em cinco categorias – Design Gráfico, Fotografia, Vídeo, Música e Tendências para ficar de olho -, o material é um prato cheio para quem busca manter-se atualizado e importantíssimo para as marcas que estrategicamente visam atingir seu público de forma mais autêntica. Confira, abaixo, um resumo do que vem por aí!
Tie-dye
Na moda e na beleza, o tie-dye se destaca por sua aparência única e personalizada. As cores e espirais trazem um sentimento de conforto e diversão que inspiram conexões mais pessoais com os consumidores. Pensando nisso, a grife brasileira Osklen e a marca de cosméticos O Boticário apostam em padrões de Tie Dye, que remetem à nostalgia dos anos 1970 e dão um toque singular.
Instagram @osklen
Faces surrealistas
A vanguarda está em foco novamente e artes no estilo Picasso lideram a cena. Combinando recursos abstratos com a realidade, o Bradesco utilizou retratos de linhas retorcidas que representam faces surrealistas para divulgar o espetáculo Bradesco Women – Espelhos.
Instagram @bradesco
Identidade sem filtros
Em fotografia, a identidade sem filtros é uma das tendências criativas apontadas para 2021. Cada vez mais os fotógrafos estão abandonando o estúdio e focando na realidade. A marca de sandálias Havaianas abraçou a diversidade e trouxe pessoas reais para divulgar a campanha #diasmaiscoloridos. A campanha destaca a beleza de cada um sem distinção de cor, gênero e idade e empodera minorias.
Instagram @havaianas | Instagram @havaianas
Olhando para si
A rede de varejo Casas Bahia e a Nestlé Brasil focaram em um cotidiano mais real, capturando os momentos que passamos praticando nossos hobbies, jogando e cuidando de nós mesmos para se aproximar dos consumidores.
Instagram @casasbahia | Instagram @nestle_br
Vídeos sublimes
Há também um aumento no interesse por cenas intensas e intimidantes na natureza. A marca de sandálias Havaianas também investiu nessa tendência durante a campanha #PorDiasMaisHavaianas que traz a intensidade do mundo natural e conversa com o posicionamento da marca.
Instagram @havaianas
A Volkswagen também utilizou a natureza selvagem para engajar os consumidores a compartilharem aventuras com os carros da marca na campanha de redes sociais #MeuVW.
Instagram @vwbrasil
2021 está apenas começando e, à medida que o ano avança, mais tendências em ascensão deverão ganhar espaço nas artes, na criatividade e entre as grandes marcas. Para saber mais sobre o que ainda está por vir, confira o Relatório de Tendências Criativas 2021 da Shutterstock
Autor: Mauro Guedes, Gerente Geral da Shutterstock Brasil