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Transformação Digital: quais as tendências do marketing online que você precisa conhecer

Transformação Digital: quais as tendências do marketing online que você precisa conhecer

Não há dúvidas de que a pandemia acelerou o processo de transformação digital, tornando mais ágil e conectada a rotina de boa parte da população. Os hábitos de consumo são o maior exemplo desse movimento, já que muitos brasileiros passaram a comprar online de forma mais recorrente, sem sair de casa. Isso não se limita a compras esporádicas, pois abrange também artigos do dia a dia, como itens de supermercado.

Mas depois que a OMS (Organização Mundial da Saúde) decretou o fim da emergência de saúde pública para a Covid-19, como será que fica esse cenário? Em primeiro lugar, é importante entender que essa jornada já iniciada rumo ao avanço tecnológico não tem mais volta. Potencializado por esse movimento, e de forma adequada à nossa realidade, o hábito de comprar online hoje é intrínseco (ou seja, faz parte da rotina) ao consumidor. 

Do ponto de vista das marcas anunciantes e dos players do e-commerce, um grande aliado dessa jornada é o marketing digital. Afinal, o mundo online é outro – e as empresas que quiserem continuar na briga entre os gigantes do mercado de vendas precisam recorrer a estratégias inteligentes, que otimizam o investimento. É o famoso gastar menos e fazer mais.

É preciso pensar em como agradar um consumidor que se tornou mais consciente e, em decorrência disso, mais exigente. Opções de parcelamento não são as únicas vantagens das vendas online. Ë preciso saber chamar a atenção do público de forma personalizada, de acordo com suas próprias escolhas e interesses. Uma tendência em crescimento são as estratégias de marketing de afiliados. 

Trata-se de um ecossistema que atende às necessidades do público durante toda sua jornada de consumo. Afinal, para falar em marketing digital, é preciso compreender muito bem o caminho que o consumidor faz ao longo do funil de vendas. Cada um desses passos precisa ser priorizado para garantir excelência – desde o momento de criar awareness até a etapa em que se gera fidelização. 

Pensando no primeiro momento, aquele de busca e contato com a marca, uma estratégia que não pode ser negligenciada é o de embaixadores de marca. É importante eleger pessoas que divulguem e elevem a relevância da sua marca nos motores de busca. Faz parte das estratégias de sucesso no marketing digital incluir influenciadores de conteúdos, que escrevem reviews de produto e fazem indicações aos leitores. 

Outro momento em que influenciadores também auxiliam nesse processo é o de consideração, em que reafirmam e atestam a qualidade da sua empresa, atraindo atenção e conquistando o consumidor. Uma pesquisa realizada pela Rakuten Advertising apontou que, considerando a frequência de consumo de produtos indicados por influenciadores, 31% dos respondentes fazem compras ao menos 1 vez por semana estimulados por essas recomendações, enquanto 27% o fazem uma vez ao mês e 18% a cada 15 dias. 

Para o momento da conversão, os parceiros tecnológicos também são grandes aliados do marketing. Eles podem proporcionar ofertas personalizadas que estimulam a conversão de forma mais objetiva para cada usuário. 

Já pensando na fidelização, um benefício inteligente é o cashback. Resumidamente, o afiliado exerce a função de devolver parte do dinheiro da compra em troca da ativação de seu link no navegador do usuário.

As facilidades de compra e as indicações feitas por sites que utilizam o cashback ajudam as marcas a gerarem vendas recorrentes. Segundo um estudo da ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização), 55% dos consumidores brasileiros preferem fazer compras em lojas que oferecem esse benefício. 

Além disso, fechar parcerias com vendas casadas também é uma estratégia inteligente para reter o consumidor. Por exemplo: uma rede hoteleira e uma locadora de carros podem oferecer benefícios quando hospedagem e locação de veículos são adquiridos de forma conjunta. As vantagens trafegam nos dois sentidos, já que isso garante o desconto final para o consumidor e o desbloqueio de um novo fluxo de receitas para as marcas. 

Olhar para cada etapa do funil de vendas e implementar uma estratégia inteligente a cada passo dado pelo consumidor é o futuro do marketing digital. Aqueles que querem se manter em vantagem na disputa pela atenção e conversão do público precisam estar em dia com essas tendências.

 

Autor(a): Luiz Tanisho, Vice-Presidente Brasil na Rakuten Advertising