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Um artigo para profissionais experientes de Marketing Digital – ou não.

Um artigo para profissionais experientes de Marketing Digital – ou não.

É fato que a pandemia acelerou a transformação digital drasticamente, além de revolucionar a digitalização de grandes empresas que já estavam trilhando este caminho. O Brasil conta com 19.1 milhões de estabelecimentos comerciais, dos quais 70% são pequenas e médias empresas, segundo dados do Sebrae. Será possível medir o tamanho real dessa revolução? Hoje, empresas menores contam com diferentes alternativas e canais digitais: aplicativos de delivery, atendimento através de serviços de mensageria, e-mail marketing e redes sociais. Mas diante de tantas mudanças, qual a direção que esta revolução está tomando na história de pequenas e médias empresas?

A Web 3.0 comprova: a internet vai muito além de mídias sociais, streaming e compras online. Cada vez mais recursos de Inteligência Artificial, Machine Learning e blockchain são utilizados para melhorar a interação com o usuário, exigindo de todos os agentes, principalmente das empresas, um reposicionamento tecnológico – especialmente em relação à geração e utilização de dados. É nessa parte que voltamos a pensar e considerar as empresas menores. O marketing digital pode ser bastante democrático quando o assunto é gerenciamento de dados. Uma organização não precisa ser gigante para iniciar um planejamento que conte com dados provenientes de diferentes fontes possíveis, por exemplo.

Empresas menores acabam vivendo numa fronteira tecnológica e conseguem perceber qual é o caminho a ser percorrido. A vantagem para os pequenos é que muitos trajetos já foram traçados por outras empresas, deixando o terreno fértil para as menores. Desde campanhas de mídia programática, até um estudo mais aprofundado de audiência, existem algumas oportunidades que empresas sem uma área estruturada de Marketing Digital podem aproveitar o quanto antes! Ferramentas e cursos gratuitos com certeza já fazem parte do dia a dia do profissional que busca maneiras de desenvolver seu negócio com um olhar empreendedor.

Esse breve apanhado sobre a situação atual do Marketing Digital e sua disponibilidade para profissionais menos experientes só demonstra o quanto ferramentas robustas chegam cada vez mais perto da realidade de quem quer pensar em maneiras inteligentes de utilizar bases de dados – e quando este termo é utilizado, a complexidade que um dia o acompanhou, está sendo deixada de lado, tudo por causa do acesso cada vez mais fácil a versões gratuitas de plataformas que oferecem a possibilidade de análises mais qualificadas sobre as pessoas e como elas se comportam na internet.

Basicamente, este artigo tem como um de seus objetivos mostrar aos profissionais que trabalham em empresas menores, ou aos pequenos empreendedores, que é sim ideal contar com pessoas especializadas em Marketing Digital para que sejam planejadas e executadas ações eficientes. No entanto, sabemos que a realidade de grande parte das empresas brasileiras não é essa!

Nossa sugestão: experimentem novas soluções, testem diferentes plataformas, criem suas bases de dados e audiências realmente qualificadas para o seu serviço/produto.

Contar com empresas que são conhecidas por oferecer um suporte especializado também pode fazer diferença no início de uma jornada de Marketing Digital para sua empresa. Começar aos poucos, conhecer as possibilidades que cada ferramenta oferece para enriquecer suas estratégias pode criar uma parceria de médio e longo prazo, em uma história que irá encontrar sua empresa em diferentes fases, numa crescente que conta com uma base sólida e eficiente!

Além, é claro, dos vários cursos e materiais gratuitos sobre Marketing Digital e suas inúmeras oportunidades que já existem disponíveis. Tenha também em mente uma verdade: os mais renomados profissionais de Marketing Digital também baseiam seu conhecimento de longo prazo em uma prática infalível, que é o teste. Assim como as pessoas, cada negócio é único, e exige um planejamento estratégico específico. Ninguém melhor que profissionais dedicados a encontrar soluções e ideias inovadoras para desenvolver planos de Marketing que caminhem e cresçam junto com a empresa!

Autores: Ariadne Cercal, Coordenadora de Negócios e Eduardo Araújo, Analista de Negócios Jr.