Uma estratégia de Marketing e Comunicação deve ser bem pensada e estruturada com base no perfil do seu público-alvo, mas e quando esse grupo específico é muito genérico e difícil de segmentar? O que fazer?
Isso acontece principalmente quando envolve as pequenas e médias empresas (PMEs). São diversas possibilidades, bem como segmentos dentro dessa categoria, que de acordo com dados de 2019 do Sebrae, correspondem a 17,5 milhões de pequenos negócios que movimentam a economia do País.
Onde encontrar esse público? Como saber mais sobre ele? Como entendê-lo? Como fazer com que seja totalmente impactado?
Um veículo de mídia específico, que tem como nicho os pequenos negócios, pode contribuir para uma publicidade mais assertiva e direcionada, alinhada às estratégias das marcas, o que pode ser bem vantajoso tanto para indústrias quanto distribuidores se aproximarem desse público.
Com dados é possível atingir no alvo o objetivo da campanha, ainda mais quando envolve Business Intelligence (BI). Informações segmentadas, de comportamento de mercado, localização, transação sell-in e sell-out, entre outras, ajudam a entender quem é o consumidor e acertar nas promoções, ações de engajamento e conversão.
Para se ter uma ideia, em média, somente na plataforma MarketUP são realizadas mais de 2,3 milhões de transações de vendas e movimentados mais de R$ 295 milhões. São pequenos negócios do Brasil inteiro, em sua maioria do Sudeste (50%), Nordeste (19%) e Sul (16%), principalmente, dos segmentos de comércio varejista ou especializado (24%); prestadores de serviços ou Microempreendedores Individuais (17%); roupas, calçados e acessórios (15%); e bares, restaurantes e lanchonetes (11%).
A utilização de recursos como esses, vão de encontro com a proposta do Marketing de Nicho e para as estratégias de publicidade das companhias, que ao segmentar e utilizar canais específicos podem se fazer valer de menos competitividade, redução em custos na divulgação, bem como de maior assertividade em atingir o seu público-alvo com a mensagem e criar a fidelidade com a marca.
Acesse outras informações e insights no site da MarketUP.
Autora: Ana Carolina Barros, MarketUP.