Compartilhar

Visibilidade e empoderamento de negócios LGBTIQ+: celebração da resistência e da existência

Visibilidade e empoderamento de negócios LGBTIQ+: celebração da resistência e da existência

O mês do orgulho LGBTIQ+, comemorado em junho, marca a celebração da diversidade e de todas as conquistas da comunidade nos últimos anos – mas também nos convida para refletir de que forma estamos contribuindo para que possamos avançar a fim de proporcionar uma sociedade mais segura e justa para todas as pessoas, independente de gênero e orientação sexual.

Como parte do trabalho contínuo do Facebook no apoio a pequenos negócios no Brasil e América Latina, e em paralelo a outras diversas ações focadas na celebração e empoderamento da comunidade LGBTIQ+, entendemos como é fundamental dar visibilidade a esse grupo de pessoas para quem o empreendedorismo extrapola um meio de subsistência – e torna-se uma ferramenta de afirmação e reafirmação diária de existência e resistência.

A partir do entendimento de que, ao empoderar negócios LGBTIQ+, contribuímos para reconhecer as pessoas por trás dessas empresas, nasceu o “Feito com Orgulho” – uma iniciativa pensada com o objetivo de oferecer conteúdos educativos, ferramentas e recursos para apoiar e impulsionar a trajetória dessas micro e pequenas empresas, além de dar visibilidade aos seus produtos e serviços para que mais pessoas possam conhecê-las e apoiá-las.

Vale ressaltar que, em um primeiro momento, poderíamos presumir como negócios LGBTIQ+ apenas aqueles que afirmam o orgulho e a diversidade de maneira literal, em seus produtos e serviços. Mas basta olhar com mais atenção para entender que os exemplos são tão diversos quanto a própria comunidade: vão da marca de camisetas que estampam o orgulho, é claro, mas passam também por produtos caseiros de autocuidado, itens de papelaria, restaurantes, cervejaria artesanal – apenas para citar alguns; negócios que não necessariamente são liderados por pessoas LGBTIQ+, mas que empregam pessoas dessa comunidade ou mesmo aqueles que têm por trás pessoas que, pelos motivos mais diversos, não falam de sua diversidade de maneira explícita – e que nem por isso devem deixar de ser reconhecidos.

Pequenos negócios têm cara, nome e história, mesmo quando isso não fica explícito no rótulo do produto ou na descrição da marca em seu site ou plataformas sociais. Quando alguém compartilha, apoia, ou consome de uma micro ou pequena empresa LGBTIQ+, essa pessoa se torna parte do que mantém esse negócio aberto, do que mantém esse negócio vivo, resistindo aos mais diversos obstáculos. Desde o início do mês de junho, convidamos todos a conhecer mais sobre essas empresas por meio do perfil no Instagram Feito com Orgulho – uma espécie de vitrine virtual que destaca muitos desses negócios, seus produtos, seu serviço e sua história. E, como forma de ampliar o impacto dessa iniciativa para além do mês de junho, nos aliamos à Aliança Nacional LGBTI+ e à Micro Rainbow International Foundation para formatar um Programa de Aceleração de Negócios LGBTIQ+, que tem início em agosto e capacitará 200 pequenos negócios durante dez meses.

Contribuir para dar visibilidade, empoderar, ou simplesmente celebrar negócios LGBTIQ+, seja por meio de recursos, ferramentas, apoio ou consumindo seus produtos e serviços, é importante não apenas para impulsionar uma rede de pessoas que, em muitos casos, enfrentam os mais diversos desafios simplesmente por serem quem são. E é claro, além de contribuir para que tantas boas ideias possam ser descobertas, uma pessoa aliada também ajuda a fortalecer a comunidade, contribuir para criação de uma cultura mais inclusiva e fazer toda a diferença na vida de quem reinventa o que é empreender todos os dias.

Autor: Jorge Lisauskas, Gerente de Marketing para Pequenas Empresas do Facebook na América Latina.