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Como alcançar 1 bilhão de usuários online sem ter o seu app baixado no celular deles?

Como alcançar 1 bilhão de usuários online sem ter o seu app baixado no celular deles?

A resposta é chatbots!

Você já parou para pensar quantas vezes abriu um aplicativo de mensagens instantâneas hoje ou quantas buscas fez no seu buscador favorito? Quando queremos pesquisar por um serviço ou comprar qualquer coisa na internet, vamos primeiro em um navegador e em seguida para um buscador. Em alguns segundos, recebemos dezenas de hyperlinks que podem nos direcionar ao que estamos procurando.
Até 2010, os navegadores eram a porta da Internet para as marcas conversarem com consumidores. De 2010 até 2015 os apps foram a janela e reinaram como uma grande novidade. Mas sempre existiu uma limitação de espaço para a quantidade de apps que um usuário baixa em seu aparelho, como então se conectar com um novo usuário em um mundo cada vez mais cheio de apps?

Pensando nisso, em abril de 2016, o Facebook, que acabou de chegar a um bilhão de usuários ativos por mês, abriu sua plataforma para os chatbots. Graças a esse movimento, deu-se a partida para a próxima mudança de paradigma que está acontecendo em alta velocidade no mundo neste momento: A popularização da inteligência artificial.

Chatbots – a tecnologia por trás dos robôs que conversam com os usuários

Muitos já estão familiarizados com a Siri da Apple ou o Alexa da Amazon, mas graças a esse movimento do Facebook, abrindo sua plataforma para que qualquer pessoa/empresa desenvolva seu próprio robô dentro do Messenger, uma enxurrada de serviços foram adicionados nos últimos 3 meses, crescendo dia após dia. Empresas como H&M, Taco Bell, Sephora, KAYAK (com o chatbot já funcionando em português no Brasil), entre outras, criaram os seus robôs que já interagem com milhões de pessoas ao redor do mundo.  Com a tecnologia do chatbot, um usuário pode abrir seu app de mensagens instantâneas e enviar flores apenas escrevendo o nome da pessoa que deve recebê-las. Pode comprar um ingresso de cinema, apenas escrevendo o filme e o dia que quer vê-lo. Pode receber dicas de viagem, como a melhor época para voar (mais barata), receber alertas se o seu voo está atrasado em tempo real, em qual esteira de bagagem sua mala te espera assim que você desce do avião e por aí vai…  As possibilidades são infinitas.  É o movimento contrário de ir até um buscador para encontrar algo, a informação chega até o consumidor de uma maneira proativa.
Se a sua empresa ainda não tem planos de ter um chatbot, é bom repensar e agilizar. Você tem 1 bilhão de usuários a sua espera. E nem precisa fazer campanha para baixar o download, basta estar ali quando os usuários quiserem conversar.