INTRODUÇÃO A RETAIL MEDIA
Data
Data: 2025 | EM BREVE
Horário
Horário: 08h30 às 11h30
Local
Local: on-line

INTRODUÇÃO A RETAIL MEDIA

Este curso tem como objetivo contextualizar e apresentar os principais conceitos relacionados a retail media: como a disciplina se integra e evolui o ecossistema de publicidade e mídia (no Brasil e no mundo), como isso se conecta com o novo comportamento do consumidor no varejo, uma visão básica geral para iniciar o planejamento e implementação de campanhas de retail media, e principais desafios e tendências do segmento na atualidade.

Durante o curso serão abordados conceitos essenciais para que esses profissionais passem a compreender retail media de maneira mais integrada, através de professores e convidados ativos no mercado e com diferentes experiências.


Para realização deste curso será preciso alcançar o quórum mínimo de alunos inscritos. A realização poderá ser confirmada/alterada até 7 dias antes da data de início.

Professores

Foto do(a) professor(a) Cristiana Leal
Cristiana Leal

Executiva de Retail Media, Trade Marketing e Monetização de Dados. Administradora, pós-graduada em Publicidade e especialista em Marketing Digital tem 20 anos de experiência em marketing, trade marketing, digital, planejamento estratégico e vendas. Tem sua carreira pautada em criar e transformar negócios rentáveis em empresas nacionais e multinacionais como Itaú-Unibanco, Hypermarcas e GPA. Esteve à frente da construção da área de Retail Media para o Grupo Carrefour Brasil nos últimos 6 anos onde recebeu o prêmio Inovação no Varejo do RANKING IBEVAR 2022 para o projeto de Digital Signage. Atualmente está atuando em projetos de consultorias de Retail Media para varejistas regionais.

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Fabiana Manfredi

Executiva experiente em Marketing e Publicidade C-level com sólido histórico em funções importantes em empresas multinacionais como Mercado Livre, Twitter e premiadas agências de publicidade globais (pertencentes à grupos: Omnicom, WPP, Dentsu). 

Experiência em atender clientes que vão de B2B a B2C e B2B2C em uma grande variedade de setores, incluindo Publicidade Mídia e Conteúdo, Entretenimento, Automotivo, Bancos e Seguros, Comércio Eletrônico e Varejo, FMCG, Eletrodomésticos, Farmacêutico, Saúde e Bem-Estar e Tecnologia.

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Monica Fukumoto

Consultora especializada em projetos de dados para otimização de resultados de marketing e negócios, graduada em Comunicação Social pela ECA-USP e Pós-Graduada em Consultoria Empresarial pela FIA. 

Atua há mais de 12 anos atendendo empresas líderes dos segmentos financeiro, tecnologia, varejo e educação gerenciando e construindo projetos de Digital Analytics, Performance de Mídia, Mensuração e Otimização de Resultados gerando eficiência operacional, maior retorno em ROI de campanhas e capacitação de áreas em uso de dados para retorno em negócio.

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Vitor Bertoncini

CEO da RD Ads desde 2023, lidera iniciativas em retail media desde 2020. Com 28 anos de carreira em estratégia, marketing, trade marketing, branding, CX, UX, digital e ecommerce, foi CMO da Raia Drogasil, e ocupou cadeiras executivas na Whirlpool e Grupo Schindler, além de atuar como conselheiro na EaseLabs. É formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, pós-graduado pela FGV/EAESP e tem MBA pela Business School São Paulo e ISE/IESE, além de cursos em transformação digital pela HSM University e Hyper Island.

PÚBLICO

Profissionais de anunciantes, indústrias, veículos, varejistas, agências, profissionais do ecossistema de publicidade, marketing, ecommerce e trade.

BENEFÍCIOS
  • Material completo em PDF;
  • Certificado de Conclusão de curso pelo IAB Brasil.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
  • O link para acessar a plataforma de transmissão da aula será enviado por e-mail 24h antes de cada módulo;
  • O material do curso será disponibilizado ao término dos dois módulos;
  • As aulas são ao vivo e não ficarão gravadas.

Módulos

1 - Ecossistema de Publicidade e Mídia
  • Contexto e evolução do ecossistema (englobando e fazendo paralelos online, offline);
  • Players que compõem o ecossistema (anunciantes, agências, publishers, adnetworks, etc);
  • Jornadas centradas no cliente (possibilidade de trabalhar o funil completo).
2 - O que é Retail Media?
  • Definição e evolução do conceito de Retail Media;
  • Papel do Retail Media no contexto do marketing e publicidade (mudanças nos players);
  • Retail Media no mundo e no Brasil.
3 - Comportamento do Consumidor no Varejo
  • Análise do ciclo e comportamento de compra do consumidor;
  • Evolução dos formatos e canais (detalhar on-site/off-site/in-store).
4 - Planejamento e Implementação de Campanhas de Retail Media - Visão Geral
  • Planejamento (definição de objetivos, orçamento, metas, etc);
  • Operacionalização (seleção dos players, modelo de negociação, etc);
  • Implementação (formatos, criativos, on-site/off-site/in-store, etc);
  • Mensuração e Otimização (indicadores, relatórios, modelo de acompanhamento, etc).
5 - Desafios e Tendências
  • Desafios e oportunidades no cenário brasileiro;
  • Principais tendências (Brasil e mundo).
on-line

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