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Desvendando metodologias: Nielsen IBOPE e Comscore

Desvendando metodologias: Nielsen IBOPE e Comscore

Apesar das duas ferramentas serem as mais utilizadas no mercado online brasileiro, elas possuem diferenças importantes e que devem ser levadas em consideração ao analisar e comparar os dados entre as duas fontes.

A principal diferença é a metodologia utilizada. A Nielsen IBOPE mensura o comportamento do individuo através de uma amostra, com cerca de 22 mil painelistas escolhidos aleatoriamente por recrutamento RDD (telefone) e online. Por meio de de pesquisas de enumeração (GNETT e PNAD) é possível identificar se tal indivíduo possui acesso à internet através de um PC/Laptop.

Ao aceitar fazer parte do painel, o indivíduo instala um software com a função de acompanhar todo o comportamento de navegação durante o mês. Importante ressaltar que, se a máquina for de uso coletivo, é necessário a autoidentificação a cada sessão. É a forma de garantir que o acesso seja referente ao perfil da pessoa cadastrada na pesquisa. Também garante que dados demográficos como gênero, idade, classe econômica e profissão estejam de acordo com a navegação do indivíduo que se registrou na máquina.

Com a amostra equilibrada e ponderada, o instituto projeta o total de pessoas com acesso à internet no Brasil e de usuários ativos do mês. Seu diferencial é ser a única ferramenta que possui classe econômica do usuário, além de identificar a origem e destino da audiência de um site e classificar as páginas mais acessadas.

A Comscore com o produto My Metrix possui uma amostra mais robusta com cerca de 100 mil brasileiros recrutados de acordo com a penetração de internet em cada região, o que garante a representação proporcional da população brasileira. Sua metodologia é recrutar via Internet, sendo a amostra passivamente observada para a garantia de calibragem e qualidade dos dados. Com uma metodologia híbrida, possui uma tecnologia chamada Unified Digital MeasurementTM (UDM), em que é possível unificar os dados do painel + mensuração das máquinas através de Tag/Beacons.

Por ter uma amostra maior e uma tag que observa os graus de utilização e intensidade de navegação, a ferramenta reporta o Long Tail e garante a aferição de sites com menor acesso. O diferencial dessa ferramenta é a audiência por estado e região do país e a identificação por níveis de navegação/engajamento do usuário mensurados através de tempo gasto no meio (light, medium e heavy users). Ambos os institutos mensuram a audiência em casa e/ou local de trabalho. Ao comparar os números dessas duas fontes, o que deve ser levado em consideração é a tendência das audiências analisadas.

Se um canal ou site teve crescimento em determinado mês no IBOPE Nielsen, é provável que ele tenha tido o mesmo comportamento nos dados da Comscore. Os números, por conta das diferenças nas metodologias, nunca serão iguais. Mas vale a comparação para entender o posicionamento de cada player e saber se a tendência das duas ferramentas está seguindo o mesmo caminho. Assim, a tomada de decisão terá como base duas fontes que possuem suas diferenças, porém, uma complementa a informação da outra.