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Digital Analytics, Big Data e Planejamento

Digital Analytics, Big Data e Planejamento

Ao analisar as principais carreiras do mercado, é fácil perceber que quase todas passaram por mudanças radicais nos últimos anos, tanto na forma quanto na natureza de sua atuação.
Essas mudanças estão diretamente ligadas à constante evolução digital que vivenciamos. As pessoas estão cada vez mais conectadas e, consequentemente, produzindo cada vez mais conteúdo e informação. O comportamento da humanidade e suas relações, seja com pessoas, marcas, produtos ou mesmo o governo, estão completamente diferentes. Da mesma forma, é possível perceber grandes mudanças na publicidade, que vem se adaptando a esses novos comportamentos para seguir atual e chamando a atenção dos consumidores.

Por trás de todas essas mudanças temos o fenômeno do “Big Data”: uma nova nomenclatura para designar a grande quantidade de informações produzida e armazenada por nós. Para dimensionar o volume desse material, estudiosos afirmaram que, nos últimos dois anos, mais conteúdo foi produzido do que em toda a história da Humanidade.

Toda essa informação tem muito valor, mas para explorá-la não basta apenas máquinas e softwares, é preciso pessoas, e é ai que surge uma nova carreira, já presente em diversos segmentos do mercado de trabalho. Para se ter ideia, estima-se que o mercado de “Big Data” crescerá 40% até 2015.

Mas, o que eu, publicitário, tenho a ver com isso? Bom, para entender melhor onde tudo isso se encaixa, basta voltar um pouco no tempo até o surgimento e o boom da carreira de Web Analytics nas agências. Popularizado nos anos 2000, o profissional dessa área era, geralmente, responsável pela análise dos resultados de visitação e outras métricas de um projeto web, extraindo dados e informações relevantes para os clientes e auxiliando nas tomadas de decisões.

A disciplina evoluiu, acompanhando toda essa revolução digital, e tem até um novo nome: Digital Analytics. Essa alteração foi necessária porque a área passou a analisar não só dados de websites, mas também o comportamento dos usuários em redes sociais, consumo, tendências, personas e uma gama de outros objetos de estudo envolvendo o “Big Data”. Nesse momento, o Digital Analytics assume um papel cada vez mais importante na comunicação, servindo não só como ferramenta para mensuração dos resultados como antes mas se tornando essencial no planejamento, mídia e até mesmo criação.

Com essa imensa quantidade de dados, a matemática acaba ganhando ainda mais importância nas nossas vidas. O contexto exige que o profissional de hoje esteja apto a manipular dados e máquinas. Para isso, é necessário um raciocínio estruturado e lógico. Quem não possuir essas qualificações provavelmente se destacará, assim como aconteceu no passado quando a língua inglesa era um grande diferencial.

O “Big Data” já está presente em todas as empresas. Ganha quem souber utilizar esse conteúdo da melhor forma, aquelas que souberem, terão acesso a informações e insights valiosíssimos, o que pode ser determinante para o sucesso de um negócio. Resta saber quem está preparado para essa nova Era.