Nós do IAB temos como missão expandir os conhecimentos e desenvolver o mercado de comunicação digital pelos quatro cantos do mundo. As operações do IAB estão presentes em mais de 47 países e, aqui no Brasil, iniciamos nossas atividades em São Paulo.
Mas este cenário tem se transformado desde o início deste ano. Para conhecer o Brasil, precisamos ter contato com as diferentes realidades e peculiaridades de cada região, além de entender o momento de cada mercado. As experiências de expansão têm sido absolutamente gratificantes. Nosso primeiro passo rumo a esse objetivo foi dado no Rio de Janeiro.
Tivemos, na semana passada, um evento na ESPM RJ chamado Digital Morning.
Nossos anfitriões, o Grupo de Mídia RJ e a agência NBS, conseguiram reunir uma plateia de altíssimo nível.
Já na recepção do evento, era possível sentir a expectativa do público. Em um clima muito descontraído, a plateia de mais de 150 pessoas parecia eufórica para começar, com o pé direito, as discussões sobre a evolução do mercado digital.
A abertura ficou por conta do Infoglobo, que falou sobre o mercado carioca, tecendo comparações com o cenário mundial. Um aquecimento acolhedor, direcionando olhares e o pensamento do mercado local para o que há por vir, pontuando o que é realmente necessário para a mudança no mundo da comunicação digital.
Na sequência, um painel sobre Native Advertising, com a participação de e-Midia, Smartclip e Grupo Havas, apresentou alguns cases que mostraram como a diversidade de formatos e a autenticidade do discurso proporcionam experiências valiosíssimas entre marcas e consumidores.
O terceiro painel, liderado pela Ignition One, trouxe o tema mídia programática para o palco. De forma absolutamente despretensiosa, a palestra mostrou o be-a-bá do que atualmente pode parecer um bicho de sete cabeças para muitos.
E, para encerrar o evento, Agência 3, Ampfy e Kolab debateram sobre o atual cenário, as mudanças sofridas pela indústria da comunicação e as tendências para o setor, apontando caminhos.
Como participante deste e de tantos outros eventos do mercado publicitário levo comigo lições essenciais:
1) O aprendizado constante não pode ser só para aqueles que começaram agora. Testar, errar, aprender de forma incessante é vital para um setor em formação como o nosso;
2) Estar aberto para empresas novas, a co-criação e a conversa despretensiosa faz do IAB um ambiente riquíssimo, capaz de proporcionar trocas de experiências sensacionais;
3) Sem parecer piegas, cada indivíduo tem, de fato, uma grande responsabilidade por impulsionar mudanças dentro das corporações.
Com ou sem “top down”, com ou sem equipes dedicadas para as revoluções em prol da comunicação digital estamos em um caminho inevitável.
E, se traçarmos um comparativo com ambientes hostis da natureza, sobrevivem aqueles que conseguem organizar o bando, que são capazes de aproveitar a força da manada, e que, de forma organizada, enfrentam as intempéries e a falta de recursos durante o percurso.
Sempre haverá espaço para aqueles que estiverem dispostos a trabalhar em prol do desenvolvimento do mercado.