Compartilhar

Entendendo o universo de vídeos e suas métricas

Entendendo o universo de vídeos e suas métricas

O mercado de vídeos é considerado complexo e diversificado, já que suas funcionalidades e interatividade o destacam dos outros tipos de mídia. Com o avanço da tecnologia, dispositivos e plataformas, os vídeos precisam hoje acompanhar a demanda sem perder a qualidade e credibilidade, utilizando a tecnologia para aumentar sua capacidade de desempenho e alcance.
Em 2005, quando começou a aumentar a presença dos vídeos no mercado, o IAB nos Estados Unidos formulou um documento que orientava o mercado sobre como o vídeo online deveria ser trabalhado. Naquele momento, a principal finalidade do documento era melhorar o fluxo de trabalho e experiência dos usuários. Devido aos grandes avanços tecnológicos desde então, a publicidade em vídeo também cresceu fortemente e outras diretrizes foram surgindo. Além disso, os formatos mudaram e as transmissões multi-tela tornaram-se uma realidade muito próxima. Dessa forma, a venda e a divulgação de vídeos precisavam ser mais técnicas e detalhistas.

Em 2009 a documentação de vídeo do IAB foi pela primeira vez atualizada, especificando aos usuários como a publicidade em vídeo deveria ser mensurada e quais métricas deveriam ser utilizadas para ajudar a medir sua performance e desempenho. Já em 2014 houve uma atualização muito importante sobre a métrica de view. Devido à confusão com a métrica de impressão, o nome ‘view’ não é o mais indicado para mensuração do vídeo in-stream. Além da impressão como métrica de análise de engajamento, o viewability merece uma atenção especial, já que também transmite informações sobre os usuários que foram impactados pela publicidade em vídeo.

Com o objetivo de recomendar padrões e boas práticas, o IAB Brasil juntamente com o comitê de métricas, apresenta um resumo do documento desenvolvido citado acima.

Acesse o documento: goo.gl/JDZGCq

Artigo baseado no documento Digital Video In-Stream Ad Metric Definitions May 2014, produzido pelo IAB US.


Outubro / 2016Assista também o webinar sobre Métricas de Vídeos: goo.gl/TCYpmk

Participe dos comitês do IAB Brasil e saiba mais sobre o tema junto de outros profissionais do mercado digital. Entre em contato com comites@iabbrasil.org.br