O que é produção publicitária?
• Produção publicitária é a fada madrinha das agências de publicidade. Trata-se do departamento responsável por colocar em prática as ideias da criação nas campanhas. Atualmente, com o mercado online, podemos dividir a produção publicitária em duas áreas:
• Produção audiovisual: é subdividida em produção gráfica e produção de vídeo (conhecida no meio offline como RTVC). Esse departamento é responsável por escolher, entrar em contato, orçar, analisar e acompanhar todos os fornecedores gráficos e produtoras de vídeo para a realização de um projeto.
• Produção online: esse é um novo cargo existente nas agências de publicidade para atender à crescente demanda dos clientes por comunicação digital. O profissional que trabalha nessa área deve oferecer o maior número de possibilidades de ações online adequadas à verba/perfil do cliente, dar apoio à criação no desenvolvimento das peças e acompanhar o trabalho com os fornecedores online, desde o orçamento até a entrega, de todas as peças digitais.
O faz um produtor publicitário?
• Apesar de, no meio offline, o RTVC não ter a amplitude de funções discriminadas a seguir (geralmente, ele atua como contato da agência com fornecedores em um âmbito mais administrativo/financeiro do que criativo, deixando essa parte para o Diretor de Arte), as agências online têm sentido a necessidade de fundir esse perfil com o do produtor de vídeos/gráfico, concentrando a função de criar/acompanhar/garantir qualidade do audiovisual em uma só pessoa. Basicamente, o produtor é responsável por: Acompanhar o briefing de criação, prestando consultoria técnica e específica na viabilização de campanhas. Garantir a realização e a qualidade de peças audiovisuais e eventos relacionados às campanhas elaboradas, levando em consideração aspectos legais para a produção. Definir o melhor fornecedor a ser utilizado no trabalho. Acompanhar e supervisionar serviços prestados por terceiros. Ser responsável, em coautoria com o departamento jurídico, por contratos vigentes para tais ações. Escolher e adquirir ou alocar equipamentos para a realização de trabalhos audiovisuais. Zelar pelo bom funcionamento, manutenção e uso restrito de tais equipamentos. Ser responsável pelo pagamento de taxas e relacionamento no que diz respeito à Ancine e a outros órgãos públicos, como o Ministério da Cultura e do Audiovisual. Aprovação de contratações de insumos para a produção.
O que é preciso saber para ser um produtor publicitário?
• Possuir conhecimentos específicos na área de produção gráfica ou audiovisual (no caso do produtor gráfico, graduação em Cinema/Rádio e TV ou Design Gráfico), estar inteirado sobre as leis de audiovisual, ter ótimas referências estéticas e cultura geral, bem como possuir uma excelente rede de contatos e possíveis fornecedores. Além disso, é necessário ser uma pessoa antenada, atualizada, com um perfil dinâmico e habilidade para gerenciamento de crises e contratempos, tão comuns na área.
Dicas de sites sobre produção publicitária:
http://vimeo.com– (categorias: art/animation & motion graphics/films/music/products&equipments)
http://www.bhphotovideo.com/– bom site para compra e análise de equipamentos
www.midiatico.com
www.brainstorm9.com.br
http://updateordie.com/blog/
http://www.trendhunter.com/
http://www.thecoolhunter.net/
http://www.telaviva.com.br/