Compartilhar

GUIA DE PROFISSÕES – CRIAÇÃO – REDAÇÃO

GUIA DE PROFISSÕES – CRIAÇÃO – REDAÇÃO

O que é redação publicitária?
• Redação publicitária é uma especialização diferente dos outros tipos de redação. O seu principal objetivo não é apenas trazer informações sobre um produto ou serviço. Mas também – e sobretudo – convencer e estimular as pessoas em relação a uma marca por meio da criatividade.

 

O faz um redator publicitário?
• O papel de um redator publicitário é encontrar soluções para determinados problemas de comunicação de um produto. Dessa maneira, com as suas criações diferenciadas, ele é capaz de conectar marcas e pessoas. As ideias de um redator publicitário podem ser traduzidas em títulos, texto e roteiros. Na maioria das vezes, elas são veiculadas em formatos já conhecidos, tais como: comerciais de TV, hotsites, anúncios, banners de internet, spots de rádio, entre outros. Em outros casos, um novo formato pode ser criado para viabilizar a própria ideia.

 

O que é preciso para ser um redator publicitário?
• Um redator publicitário precisa saber escrever. Obviamente, você não precisa ser Shakespeare ou Saramago. Mas, ainda assim, deve saber e gostar de escrever. Além disso, é necessário conhecer as pessoas. Se você não sabe com quem está falando, como vai convencê-las? Outra característica de um bom redator é o fato de que todos eles, sem exceção, são pessoas curiosas. E, por isso, bem informadas. Ler sobre tudo é muito importante. Afinal, as suas ideias vêm do conhecimento que você acumula. Quanto mais fontes para beber, menores são as chances de morrer de sede. Finalmente, você precisa ter um “quê” questionador e subversivo. E por um simples motivo: as pessoas mais criativas da história têm essas características.

 

Dicas de sites sobre redação publicitária: Para criar:
http://www.neilfrench.com/
http://ccsp.com.br/manualdeestagiario/
http://thefwa.com/ http://updateordie.com/blog/
http://www.brainstorm9.com.br/
http://www.luerzersarchive.net/luerzers-products.asp
http://adsoftheworld.com/ http://www2.uol.com.br/millor/