O que é mídia online?
• Trata-se do departamento responsável pelo planejamento e execução de planos de mídia online, negociação e compra de mídia, controle de faturamento de mídia e acompanhamento de resultados e mudanças de rumo das campanhas.
O faz um profissional de mídia online?
• O mídia é o profissional responsável pelo planejamento, negociação, compra, execução e checking das mídias digitais veiculadas.
• Coordenar a elaboração dos planos de mídia online, negociar com os veículos e apresentar o planejamento para os clientes.
• Responde pelo núcleo de contas de mídia display, branded content e SEM (links patrocinados).
• Responde pelo faturamento de mídia.
• Responde pelas bonificações de veiculação.
• Gerenciamento macro de clientes e contato próximo no dia a dia para garantir a entrega qualificada e bons resultados do negócio.
• Gerenciamento da veiculação em comparadores de preços.
• Suporte no “pós-venda” das campanhas, por meio da elaboração de relatórios, check-ins, envio de autorizações de publicações aos veículos e organização de tabelas de custos das mídias.
O que é preciso para ser um profissional de mídia online?
• Domínio Pacote Office (avançado em Excel e PowerPoint).
• Domínio de ferramentas de pesquisa Ibope, Google Adwords, Comscore, Predicta.
• Conhecimento em internet, portais, redes sociais e mídias digitais.
• Experiência em negociação de mídia.
Dicas de sites sobre mídia online:
Grupo de mídia São Paulo: http://www.gm.org.br/
Grupo de mídia Rio de Janeiro: http://www.midiarj.org.br/
Grupo de mídia Brasília: http://www.midiabsb.org.br/
Grupo de mídia Rio Grande do Sul: http://www.grupodemidiars.com.br/
Grupo de mídia Bahia: http://www.gmba.org.br/