O que é negócios publicitários?
• A área de negócios é responsável por assumir todo o processo de comunicação, dentro e fora da agência. Nela, os projetos começam e terminam.
O faz um profissional da área de negócios?
• Representar os interesses da agência no cliente e do cliente na agência. Agregar valor nas estratégias propostas e transformá-las em projetos lucrativos e de longo prazo. Responder pelas atividades desenvolvidas pela equipe. Controlar budget e garantir a rentabilidade dos projetos. Negociar modelos de remuneração e valores cobrados por cada projeto, para que sejam rentáveis para a agência. Analisar KPIs e reportá-los periodicamente ao cliente. Fornecer informações para os clientes sobre o meio digital. Fazer o trabalho de integração com as demais agências que participam dos projetos. Representar a agência em eventos, palestras e premiações. Garantir que as diretrizes do cliente, conformidades legais e técnicas estejam plenamente atendidas no projeto. Participação no desenvolvimento e aprovação de estratégias criativas, sua execução e recomendação aos clientes. Oferecer insights às áreas de planejamento, criação e mídia.
O que é preciso para ser um profissional da área de negócios?
• Conhecer muito bem o negócio e o mercado de seus clientes Senioridade na condução de relações entre agências, clientes e fornecedores. Mercado web ou mobile. Noções de gestão corporativa. Gestão básica de custos. Matemática financeira básica.
Dicas de sites sobre o profissional da área de negócios:
http://exame.abril.com.br/
http://adage.com/
http://mmonline.com.br/