O que é social media?
• As redes sociais são muito antigas. Qualquer grupo com mais de uma pessoa acaba se tornando uma rede social. Atualmente, o termo é confundindo com “sites de relacionamento”, que são ferramentas criadas para reunir grupos de pessoas nos meios digitais. A disciplina de social media abrange o estudo do relacionamento e as interações dessas pessoas nas diversas plataformas, a fim de incluir uma marca ou um produto no diálogo já estipulado.
O que faz um profissional de social media?
• Por ser uma área que cresce e se modifica a cada dia, diversos perfis de profissionais estão surgindo, mas hoje as responsabilidades de um profissional dessa área são: gestão e editoração de conteúdo nas plataformas digitais, seeding (disseminação de conteúdo), relacionamento ou RP digital com hubs sociais, monitoramento, análise de dados, criação de ideias com a equipe de concepção e planejamento estratégico.
O que é preciso saber para ser um profissional de social media?
• O profissional de social media precisa ser um comunicólogo multidisciplinar: ter um bom texto, vivência nos diversos sites de relacionamento, pensamento estratégico, ser criativo, bem relacionado, trabalhar em equipe, possuir conhecimentos interdisciplinares sobre atualidades e cultura geral, estudar o comportamento dos diversos grupos online e offline e ser criativo.
Dicas de sites sobre social media:
http://www.midiassociais.net/
http://www.midiasocial.com.br