O material começa com uma introdução ao mercado de Retail Media no Brasil, abordando suas particularidades e crescimento. Em seguida, detalha os diferentes tipos de programas, como Onsite, In-Store e Offsite. Na seção de estruturação do negócio, o guia explora o papel do varejista como empresa de mídia, os desafios e mudanças necessárias, e a importância da estruturação de dados para a criação de audiências, personalização e privacidade. Além disso, apresenta diferentes modelos de negócio (Siloed, Network, SaaS e E2E) e discute a estrutura financeira necessária para implementação.
O guia também oferece diretrizes para a estratégia de entrada no mercado (Go-to-Market), ajudando varejistas a posicionar sua oferta para anunciantes endêmicos e não endêmicos. Além disso, aborda implicações de mercado, estratégias de colaboração, projeção de resultados e exemplos de casos públicos. Com este guia, varejistas terão um roteiro claro e prático para desenvolver um ecossistema de Retail Media robusto e sustentável, maximizando suas receitas e fortalecendo sua posição no mercado.