Considerando como a IA permite uma personalização cada vez mais precisa das mensagens, otimização das campanhas, segmentação de audiência e entrega de experiências mais relevantes para os consumidores, já estamos vivendo em uma era em que o seu uso está difundido no mercado publicitário global e local. No entanto, e considerando seu rápido avanço, a IA também traz consigo novos desafios, ao tornar mais complexa a tarefa de garantir segurança das marcas, cuidados com dados pessoais, além do novo campo de discussão ética sobre o uso dessas tecnologias.
A manipulação de dados, a criação de deep fakes e a disseminação de informações falsas são apenas alguns dos riscos que podem comprometer a reputação das empresas e a confiança dos consumidores. Diante desse cenário complexo é fundamental a definição de boas práticas para o uso da IA na publicidade digital, como passos iniciais no seu uso de forma responsável.
Como um complemento ao Guia de Uso da Inteligência Artificial na Publicidade Digital, já lançado ano passado, o Manual de Conformidade e Boas Práticas sobre Inteligência Artificial na Publicidade Digital pretende tirar essas e outras dúvidas dos leitores, indicando caminhos para um uso ético, regular e seguro da IA por parte das empresas, apresentando tópicos como:
- Inteligência Artificial na Publicidade Digital
- Cenário Atual de Regulação de IA
- Direito Autoral e IA
- Conformidade Legal & Privacidade de Dados Pessoais
- Brand Safety: Riscos associados à IA em publicidade programática
- Ética e Transparência na Medição Impulsionada por IA